-
Fato misto aumentativo: autera CONTAS PATRIMONIAIS e CONTAS QUE INTERFEREM NA SITUAÇÃO LÍQUIDA de forma positiva. Quanto a correção do erro vai depender de como ocorreu esse erro, então não é obrigatório o lanç. misto diminuitivo para sua correção
-
Fato misto: fatos permutativos (não altera o Patrimônio Líquido) e modificativos (altera o PL).Se um fato misto aumentativo (aumentou o patrimônio) for lançado erroneamente, necessariamente deve ser lançado um fato MODIFICATIVO diminutivo (deve-se diminuir o patrimônio).
-
Confesso que chutei esta questão, chutei bem porque quando se trata de CESPE devemos ter cuidado com palavras restritivas do tipo, obrigatoriamente, necessariamente, apenas, somente, pois quase toda regra tem exceção.
Mesmo assim, obrigada aos colegas que sabem do assunto e comentam.
-
Amigos, percebam uma coisa que eu notei depois de pensar um pouco:
Se um fato misto aumentativo for lançado erroneamente, a sua correção acarretará, obrigatoriamente, o lançamento de um fato misto diminutivo.
Ele disse qual foi o erro? Não, né? Então, lembrem-se das formas de corrigir erros em lançamentos e me digam se há mesmo necessidade de o erro estar relacionado as contas, ou aos valores, etc.
Há inúmeras formas de corrigir lançamentos e, dentre elas, nem todas estão relacionadas a estorno ou coisa parecida.
Pode ser histórico, contas invertidas, etc. e cada qual poderia ser resolvido sem necessariamente ocorrer o que é dito na questão.
Certo?
Abs
-
o meu raciocínio foi o seguinte:
se o fato era misto aumentativo, e foi lançada errada, ela pode muito bem ter sido lançado com um valor menor do que deveria.
assim seria necessário o estorno do lançamento (fato misto diminutivo), ou um lançamento complementar (fato misto aumentativo), ou seja, não é obrigatório que o fato seja misto diminutivo.
por favor, me corrijam se entendi errado.
-
Veja que interessante:
5] ANULAÇÃO DE LANÇAMENTO – ato de estornar um lançamento com a finalidade de anulá-lo, normalmente por um erro no lançamento originário.
[6] ESTORNO – consiste em lançamento inverso àquele, feito erroneamente, anulando-o totalmente.
[7] RETIFICAÇÃO DE LANÇAMENTO – é qualquer forma de processo técnico de correção de um registro realizado com erro.
[8] LANÇAMENTO DE TRANSFERÊNCIA é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta adequada. Representa a retificação de um erro cometido.
Existem outras possibilidades. Bons estudos!
-
A questão não fala em qual conta errou, então temos algumas possibilidades de correção, conforme a Khristine Flores citou.
Exemplo: venda de um veículo do imobilizado com lucro de 2.000, quando na verdade, era para ter lançado com prejuízo de 1.000.
Lançamento errado (fato misto aumentativo):
D - Caixa 12.000
C - Lucro 2.000
C = Veículos 10.000
Lançamento de correção (fato modificativo diminutivo):
D - Prejuízo 3.000
C - Caixa 3.000
Com isso, apurando o Resultado, temos Lucro - Prejuízo = 2.000 - 3.000 = -1.000 (Prejuízo de 1.000).
Com esse exemplo, dá para entender que nem sempre a correção de um fato misto aumentativo é por meio de um fato misto diminutivo.
-
(lançamento de transferencia)
-
Sem saber qual é o erro, não pode falar nada. Às vezes, só uma permuta já resolve.
-
São formas de retificação:
a – o estorno;
b – a transferência;
c – a complementação.
– Em qualquer das modalidades supra mencionadas, o histórico do lançamento deverá precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.
– O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.
– Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta adequada.
– Lançamento de complementação é aquele que vem, posteriormente, complementar, aumentando ou reduzindo, o valor anteriormente registrado.
– Os lançamentos realizados fora da época devida deverão consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso.
-
O "obrigatoriamente" já deixa a questão muito suspeita.
-
ERRADO
Duplicidade de lançamento : ESTORNO
Lançamento indevido : TRANSFERÊNCIA
BONS ESTUDOS
-
Exemplo
D- cx/bcos 10
C- Receb. DPs Cliente Y 8 (***) ==> Mas AQUI digamos que o recebto foi do cliente Z ==> Então: Permuta D- CR Z C-CR Y
C- Juros ativos 2
-
ERRADO
A questão não diz qual é a Forma de Correção. Logo, pode ser Estorno (Erro Total no Lançamento), Transferência (Erro na conta debitada ou creditada) ou Complemento (Erro no valor lançado).
Portanto, poderíamos ter tão somente uma correção de complemento, podendo ser Permutativo, bem como, modificativo ou até mesmo misto.
-
Só relembrar as formas de corrigir, estorno, complementação, transferência... lembrando dela tu já sabe que a questão ta errada.
-
Obrigatoriamente não
-
Anailsei dois fatores na questão, a palavra obriatoriamente, pois restrige outra modalidade de corrigir o erro, porem podeira ser feita de outa maneira para corrigir o lancamento