-
As diferenciais positivas são as DESPESAS e as diferenciais negativas são as receitas.A+Despesas = P + PL+ Receitas
-
Segundo essa teoria, contas são mera representação dos valores positivos e negativos do patrimônio e não têm personificação. Por essa teoria, os grupos representativos de contas são dois:Contas integrais: Ativos e exigibilidades;Contas diferenciais: Situação líquida, receitas e despesas.As contas integrais positivas são as do ativo e as integrais negativas, as do passível exigível.As diferenciais positivas são as despesas e as diferenciais negativas, as receitas. As contas representativas de situação líquida favorável são negativas para o patrimônio da entidade e, se houver situação líquida desfavorável ao patrimônio, tais valores são ditos positivos para o patrimônio.
-
Resposta retirada do Blog Contador Concurseiro.
E – Conforme Ricardo J. Ferreira, na teoria materialista, as contas não representam direitos ou obrigações das pessoas, mas apenas a movimentação de valores ativos e passivos, ou seja, as contas não têm personalidade ou representam pessoas. São apenas valores positivos (ativo) ou negativos (passivo) do patrimônio.
As contas são divididas em dois grupos:
- contas integrais (ativo e passivo exigível)
- contas diferencias (situação líquida, receitas e despesas).
As contas integrais representam o patrimônio da empresa e podem ser positivas (bens e direitos) ou negativas (obrigações).
Já as contas diferenciais são aquelas que identificam as modificações ocorridas na situação líquida patrimonial. Somente elas podem aumentar ou diminuir a situação líquida.
A questão tentou induzir o candidato ao erro ao falar em contas “diferenciais positivas”. Conforme se observa na teoria, não existe esta nomenclatura. Contas que alteram a situação líquida são contas diferencias!
Postado por
Leandro Menezes às
05:40 de SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2010
-
GABARITO (ERRADO)
Diferenciais positivas= desfavorável a SL como prejuízo Diferenciais negativas= favoráveis a PL, como lucro
-
Por que estes nomes dizem o contrário do que efetivamente representam? Não seria mais fácil as diferenciais negativas indicar prejuízo e a positiva lucro?
-
Na teoria patrimonialistas as contas são classificadas em:
1) Patrimoniais (A,P e PL)
2)Resultado:
a) receitas - variações positivas (ganhos) do PL
b) despesas- variações negativas (perdas) do PL
-
Teoria Personalista;Divide as contas em grupos que representam pessoas que se relacionam com os proprietários da entidade. Os grupos são em número de 3:
– Grupo 1 – contas do proprietário – são as contas de receitas e despesas e as representativas da situação líquida;
– Grupo 2 – contas dos agentes consignatários – são as contas que representam os bens do ativo. Os proprietários confiam a guarda dos bens a determinado grupo de pessoas – chamados de agente consignatários. São de natureza devedora pois representam débitos para com os proprietários;
– Grupo 3 – contas dos agentes correspondentes – são as contas que representam os direitos no ativo e as obrigações no passivo exigível. Os agentes correspondentes são pessoas externas à empresa com as quais os proprietários mantêm dívidas (passivo exigível) ou direitos (ativo);
Teoria Materialista;
Nesta teoria, as contas não representam direitos ou obrigações das pessoas, mas traduzem simples entradas e saídas de valores que evidenciam o ativo (valores positivos) e o passivo (valores negativos). As contas são divididas em dois grupos:
– Grupo 1 – Contas integrais (ativo e passivo exigível) – representam o patrimônio da empresa e podem ser positivas (bens e direitos) ou negativas (obrigações);
– Grupo 2 – Contas diferenciais (situação líquida, receita e despesas) – são as contas que identificam as alterações ocorridas na situação líquida patrimonial.
Teoria Patrimonialista.
Serve como base da Contabilidade atual, estando presente na Lei 6. 404/76 –Lei das Sociedades Anônimas S/A. Divide as contas em dois grupos:
– Grupo 1- Contas Patrimoniais – representadas por ativo, passivo e situação líquida;
– Grupo 2 – Contas de resultado – representada por contas de receitas e de despesas.
-
A teoria materialista classifica a situação líquida como conta diferencial, porém não existe a denominação de conta diferencial positiva ou conta dif. negativa.
-
Gabarito: ERRADO
Questão sobre Teoria das Contas e dentre elas está a Teoria Materialista.
Nesta teoria, as contas são entradas e saídas de valores que evidenciam o ativo (valores positivos) e o passivo (valores negativos). São divididas em dois grupos:
- Contas integrais (ativo e passivo) – representam o patrimônio da empresa e podem ser positivas (ativo) ou negativas (passivo);
- Contas diferenciais (patrimônio líquido, receita e despesas) – são as contas que identificam as alterações ocorridas na situação líquida patrimonial.
O examinador acerta quando afirma que as contas de situação líquida são as diferenciais. Porém, apenas as contas integrais que recebem a classificação de positivas ou negativas. Esse é o erro da questão.
Fonte: TECCONCURSOS
-
Teoria Materialista:
Integrais --- Bens, direitos e obrigações
Diferenciais ---- Receitas, Despesas, PL
-
Complementando
TEORIA DAS CONTAS
PERSONALISTA
Proprietários --> PL, Receitas e Despesas
Agentes Consignatários --> Pessoa a quem o proprietário confia a guarda dos bens da empresa.
Agentes Correspondentes --> Pessoas que não pertencem à entidade. São os direitos e as obrigações da
empresa.
MATERIALISTA
Contas Integrais --> Ativo e Passivo
Contas Diferenciais --> PL, Receitas e Despesas
PATRIMONIALISTA
Contas Patrimoniais --> Ativo, Passivo, PL
Contas de Resultado --> Receitas e Despesas
-
(ERRADO)
A Teoria Materialista divide as contas em Integrais e Diferenciais:
As contas Integrais --> são aquelas que integram o patrimônio, exceto o PL, (bens, direitos e obrigações).
As contas Diferenciais --> representam o PL e suas variações (PL, Receita e Despesa).
-
AGORA VAI UMA DICA!!!
Para quem vai fazer PF e PCDF os professores William Notario e Rani Passos do ESTRATEGIA CONCURSOS fizeram uma mentoria voltada pra contabilidade e informática que juntas somam 50% da prova. Estou fazendo e está me ajudando muito nessa reta final, certamente é decisivo dar um foco nessas duas disciplinas. Fica a sugestão.
Receba 20 % de desconto usando o cupom TOP20
Link do site: https://go.hotmart.com/P46776226D
FORÇA E HONRA, PERTENCEREMOS!!!
-
Contas Integrais (Há divisão entre positivas e negativas)
*Bens e Direitos = Positivas (Ativo)
*Obrigações = Negativas (Passivo)
Contas Diferenciais (NÃO há divisão entre positivas e negativas)
-
Quem afirma que existe contas diferenciais positivas e negativas poderia colocar nos comentários a bibliografia utilizada para tal. Pelo que eu saiba, não existe essa diferenciação. Vejamos:
ESCOLA MATERIALÍSTICA
"Essa escola teve como seu maior representante FábioBesta, um dos grandes expoentes da Contabilidade moderna. [...] Nessa escola, as contas são subdivididas em contas principais ou integrais e contas derivadas ou diferenciais.
■ Contas integrais: bens, direitos e obrigações;
■ Contas diferenciais: PL + receitas e despesas.
Observação: as integrais devedoras são os bens e direitos do Ativo, enquanto as integrais credoras são as obrigações."
Fonte: Contabilidade Geral Esquematizado, Eugênio Montoto, p. 2.401