SóProvas


ID
57313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação a livros e demonstrativos contábeis, julgue os itens
de 59 a 65.

Quando a empresa tiver filiais e optar pela escrituração descentralizada, as contas recíprocas relativas às transações entre a matriz e as filiais devem ser, obrigatoriamente, eliminadas na consolidação das demonstrações contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a RESOLUÇÃO CFC Nº 1134/08
     

    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas na consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.
     

  • DEVE-SE OBSERVAR O PRINCIPIO DA ENTIDADE:

    Segundo a resolução do CFC n. 750/1993 o artigo 4º prerroga que o princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. O parágrafo único diz que o PATRIMÔNIO pertence à ENTIDADE, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova ENTIDADE, mas numa unidade de natureza econômico contábil
  • NBC T 8 - DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS

    8.2 PROCEDIMENTOS DE CONSOLIDAÇÃO

    8.2.1 - A consolidação é o processo de agregar saldos de contas e/ou de grupos de contas de mesma natureza, de eliminar saldos de transações e de participações entre entidades que formam a unidade de natureza econômico-contábil e de segregar as participações de não-controladores, quando for o caso.

    8.2.10 - Das demonstrações contábeis consolidadas são eliminados:

    a) os valores dos investimentos da controladora em cada controlada e o correspondente valor no patrimônio líquido da controlada;
    b) os saldos de quaisquer contas decorrentes de transações entre as entidades incluídas na consolidação;
    c) as parcelas dos resultados do exercício, do patrimônio líquido e do custo de ativos de qualquer natureza que corresponderem a resultados ainda não realizados de negócios entre as entidades, exceto quando representarem perdas permanentes.

  • NBC T 2.6 – DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DAS FILIAIS   01. A Entidade que tiver unidade operacional ou de negócios, quer como filial, agência, sucursal ou assemelhada, e que optar por sistema de escrituração descentralizado, deverá ter registros contábeis que permitam a identificação das transações de cada uma dessas unidades, observado o que prevê a NBC T 2 – Da Escrituração Contábil.   02. A escrituração de todas as unidades deverá integrar um único sistema contábil, com a observância dos Princípios Fundamentais da Contabilidade aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade.   03. O grau de detalhamento dos registros contábeis ficará a critério da Entidade.   04. As contas recíprocas relativas às transações entre matriz e unidades, bem como entre estas, serão eliminadas quando da elaboração das demonstrações contábeis.   05. As despesas e receitas que não possam ser atribuídas às unidades serão registradas na matriz.   06. O rateio de despesas e receitas, da matriz para as unidades, ficará a critério da administração da Entidade.
  • Gabarito: Certo

    Resolução Conselho Federal de Contabilidade - CFC Nº 1.134 de 21.11.2008

    Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas, excluídas as transações entre entidades incluídas nas consolidação, formando uma unidade contábil consolidada.