SóProvas


ID
580780
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Em saúde pública, a Atenção Básica tem o Programa de Saúde da Família (PSF) como estratégia prioritária para sua organização de acordo com os preceitos do SUS. Para que se efetive tal assertiva, considere alguns fundamentos, tais como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais freqüentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. A responsabilidade pelo acompanhamento das famílias coloca para as equipes saúde da família a necessidade de ultrapassar os limites classicamente definidos para a atenção básica no Brasil, especialmente no contexto do SUS.

    A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios. Iniciado em 1994, apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos. A consolidação dessa estratégia precisa, entretanto, ser sustentada por um processo que permita a real substituição da rede básica de serviços tradicionais no âmbito dos municípios e pela capacidade de produção de resultados positivos nos indicadores de saúde e de qualidade de vida da população assistida.

    A Saúde da Família como estratégia estruturante dos sistemas municipais de saúde tem provocado um importante movimento com o intuito de reordenar o modelo de atenção no SUS. Busca maior racionalidade na utilização dos demais níveis assistenciais e tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas às equipes saúde da família.
  • Gabarito - C

    Sendo um programa com objetivos sociais, é um paradoxo um princípio com fins econômicos e financistas.
  •   Alternativa => C

    A Atenção Básica tem a Saúde da Família como estratégia prioritária para sua
    organização de acordo com os preceitos do SUS e tem como fundamentos:
    *
    possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, com território adscrito de forma a permitir o planejamento e a programação descentralizada, e em consonância com o princípio da eqüidade;
    *
    efetivar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe, e coordenação do cuidado na rede de serviços;
    * desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre
    as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado;
    * valorizar os profissionais de saúde
    por meio do estímulo e do acompanhamento constante de sua formação e capacitação;
    * realizar avaliação e acompanhamento sistemático dos resultados
    alcançados, como parte do processo de planejamento e de programação; e
    *
    estimular a participação popular e o controle social.

    Fonte: O SUS de A a Z - site:

      http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2011/Set/19/sus_3edicao_completo_190911.pdf

  • Ri alto quando li.... falta de criatividade da banca!