SóProvas


ID
580795
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Sanitário

Analise abaixo algumas características do Sistema de Vigilância:

I. São úteis para a identificação de fatores de risco e das populações vulneráveis à exposição ao risco, de forma a tornar mais efetivas as medidas de controle.

II. Os sistemas de vigilância apresentam três componentes:
• coleta de dados.
• análise.
• ampla distribuição das informações analisadas a todos que delas necessitem tomar conhecimento.

III. Os sistemas de vigilância de específicos eventos adversos à saúde incluem o acompanhamento dos respectivos programas de controle com o objetivo de avaliar o impacto deles decorrente.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Nitidamente, muitas questões dessa prova foram extraídas de: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/iesus_vol7_3_usos.pdfN

    Atenção para o trecho seguinte e verifique se a afirmação " III. " está correta: Entre as diferenças mais relevantes entre vigilância e monitorização, temos que a vigilância analisa exclusivamente o comportamento de eventos adversos a saúde na comunidade, constituindo uma das aplicações da epidemiologia em saúde pública, enquanto a monitorização acompanha indicadores e pode ser utilizada em diferentes áreas de atividade como, por exemplo, o acompanhamento de indicadores econômicos, demográficos, de qualidade ambiental, etc.
  • Gabarito - B

    Lei 8080/90
    Art 6º

    § 1º Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e

    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

    § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

    LEI Nº 6.259 - DE 30 DE OUTUBRO DE 1975 - DOU DE 31/10/75

    Art. 2º A ação de vigilância epidemiológica compreende as informações, investigações e levantamentos necessários à programação e à avaliação das medidas de controle de doenças e de situações de agravos à saúde.

    Manual Ministério da Saúde: 
    http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/guia_vig_epi_vol_l.pdf



    São funções da vigilância epidemiológica:
    • coleta de dados;
    • processamento de dados coletados;
    • análise e interpretação dos dados processados;
    • recomendação das medidas de controle apropriadas;
    • promoção das ações de controle indicadas;
    • avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
    • divulgação de informações pertinentes.