SóProvas


ID
58561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, acerca de um circuito magnético
constituído de um núcleo ferromagnético envolvido por um
conjunto de espiras formando uma bobina.

A relutância desse circuito é numericamente igual à relação entre a tensão aplicada aos terminais da bobina e a corrente que circula pelas espiras.

Alternativas
Comentários
  • Os valores do circuito magnético são diferentes dos valores do circuito elétrico, e, além disso, o crescimento dos parâmetros elétricos não implicam crescimento dos mesmos parâmetros do circuito magnético
    força eletromotriz (tensão) = resistência x corrente
    força magnetomotriz = relutância x fluxo

    - A tensão que surge nos terminais da bobina é igual à variação do fluxo magnético (Lei de Faraday). Assim, (se a alimentação é alternada) o fluxo cresce com tensão aplicada na bobina.
    - A força magnetomotriz é igual ao número de espiras vezes a corrente. Assim, a corrente cresce com a força magnetomotriz.

    Agora imaginamos a seguinte situação: pegamos um indutor com núcleo de ar (alta relutância), com tensão Vn e corrente In, colocamos um núcleo ferromagnético nele (diminuimos um monte a relutância), e mantemos a tensão Vn. O fluxo necessário à formação dessa tensão Vn é o mesmo. Só que, para um mesmo fluxo passar por uma relutância bem menor, é necessária uma força magnetomotriz bem menor. Assim, como o número de espiras da bobina não mudou, a corrente terá que diminuir um monte para uma mesma tensão Vn aplicada. Percebe-se, portanto, que uma REDUÇÃO na relutância (circuito magnético) provoca um AUMENTO na impedância/indutância (circuito elétrico). Dessa forma, nem que as constantes fossem favoráveis a tornar tudo igual, teria como a relutância ser igual à impedância.

    Uma forma mais "memória" de lembrar disso é ter em mente que um indutor com núcleo ferromagnético (relutância bem menor) tem uma indutância bem maior em comparação ao indutor com núcleo de ar.