SóProvas


ID
587626
Banca
FDC
Órgão
CREMERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um funcionário do CREMERJ precisou adquirir uma passagem aérea com saída do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Para isso, acessou o site da empresa aérea desejada e, tendo selecionado o voo, realizou os procedimentos indicados. Nessa atividade, no que diz respeito à locação da poltrona no voo, o sistema computadorizado realiza as devidas atualizações no momento em que ocorre a transação de compra, sendo um requisito de atendimento pelo sistema o tempo de resposta, que é o mínimo possível. Com essas características, esse funcionário concluiu que o sistema de reserva de passagens aéreas utilizado pela empresa está enquadrado na seguinte modalidade de processamento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    (RTOS da sigla anglo-saxónica Real Time Operating System) é um sistema operacional/operativo destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento (externo ou interno) é pré-definido; não importando, como é comum pensar-se, se a velocidade de resposta é elevada ou não. Esse tempo de resposta é chamado de prazo da tarefa e a perda de um prazo, isto é, o não cumprimento de uma tarefa dentro do prazo esperado, caracteriza uma falha do sistema. Outra característica dos sistemas de tempo real é a sua interação com o meio ao redor. Os STR tem que reagir, dentro de um prazo pré-definido, a um estímulo do meio. Por exemplo, em um hospital, o sistema que monitora os batimentos cardíacos de um paciente deve avisar os médicos caso haja alteração nos batimentos. Outro aspecto importante dos STR é a previsibilidade. O sistema é considerado previsível quando podemos antecipar seu comportamento independentemente de falhas, sobrecargas e variações de hardware.

    Um RTOS facilita a concepção de um sistema em tempo real, mas não garante que o resultado final seja um sistema de tempo real, para tal é necessário que o programa nele implementado tenha sido corretamente desenvolvido. Um RTOS não tem que ter necessariamente um elevado débito nas saídas, ou um elevado número de saídas, no entanto, tem que garantir que certas tarefas sejam executadas em um determinado intervalo de tempo. Um RTOS é mais eficaz e é mais valorizado pela forma previsível e rápida na resposta a um evento, do que pela quantidade de dados que processa. Os fatores chave em um STR são, então, fornecer latências de interrupções e de alternância de tarefas mínimas.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a-

    real time é um sistema operacional para aplicações que exijam execução em tempo real para fazer suas funções. isso IMPLICA os processos de requisições em um tempo determinado. o COMPORTAMENTO DO TEMPO É PREVISIVEL, garantindo q processos de alta prioridade sejam atendidos. Um RTOS deve em worst case scenario garantir um tempo de resposta definido, afetando áreas como gerencimento de memoria, swapping e hardware interrupts, além de ser compativel com mecanismos detectores de erros.