SóProvas


ID
587917
Banca
FDC
Órgão
CREMERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que diz respeito às técnicas de acesso à Internet, as principais concessionárias oferecem aos usuários uma modalidade conhecida como 3G, baseada na velocidade de navegação, com valor típico de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Só lembrando: Ethernet é, hoje, “sinônimo” de LAN com fios. Isso se dá porque hoje em dia, Ethernet é a tecnologia mais usada, disparadamente, no mundo todo, para fazer redes locais (LAN) com fios (cabeadas)!
    Já houve várias gerações (padrões) de Ethernet ao longo da “história”. O padrão mais usado hoje (ainda, embora experimentando seu “crepúsculo”, ou seja, sua “aposentadoria” próxima) é o Fast Ethernet, no qual as placas de rede são construídas para atingir até 100 Mbps (Megabits por segundo) de velocidade de transferência. Uma placa construída em um padrão mais novo consegue se comunicar com placas mais antigas, mesmo se suas velocidades não forem iguais.
    Por essa razão, as placas de rede atuais vêm com a seguinte inscrição: Placa de rede 10/100 (ou placa Ethernet 10/100). Isso indica que a placa pode se conectar a 100 Mbps ou a 10 Mbps (que é a velocidade da geração anterior, a Ethernet original), dependendo da necessidade.
    A geração sucessora do padrão Fast Ethernet é 10 vezes mais rápida: o Gigabit Ethernet consegue 1.000 Mbps (ou 1 Gbps – 1 Gigabit por segundo). Todas as placas de rede atualmente vendidas (em laptops, desktops e afins) é nessa velocidade! Não há mais produtos novos no mercado que ofereçam placas de rede com fio de velocidades anteriores.
    Lembre-se: se duas placas de rede de velocidades diferentes estão “conversando”, a velocidade dessa conversa é definida pela placa mais lenta. Isso é lógico porque quem é rápido pode diminuir a velocidade, mas quem é lento não consegue subir.

  • Resposta correta letra A.

    A base da velocidade de navegação 3G tem valor típico de 1 Mbps (Megabits por segundo).