-
logicamente sim
o aço galvanizado é um aço banhado no Zn. Zn é um elemento bem rezistente à corrosão.
A NBR 8190 indica que caso for usado fofo (ferro fundido) ele deve prover de algum revestimento interno que evite sua excessiva deterioração, a norma diz que esses revestimento internos podem ser de resina epoxídica, material betuminos ou emulsão ligante de asfalto
-
Pessoal, alguém sabe justificar o porque da exceção no final? "exceto em canalizações que conduzam efluentes de vasos sanitários."
-
CORRETO
DECRETO N° 5.631, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1980
Art. 24 - Os tubos e conexões de aço galvanizado poderão substituir os tubos de ferro fundido coltarizado ou galvanizado, exceto em canalizações que conduzam efluentes de vasos sanitários ou de mictórios.
O porquê é porque tá no decreto kkk, não achei outra fundamentação.
-
2.5.1.2 Aço galvanizado
Os tubos e conexões de aço galvanizado poderão substituir os tubos de ferro fundido coltarizado ou galvanizado, exceto em canalizações que conduzirem efluentes de vasos sanitários ou mictórios. Embora permitido, é usado raramente, e quando o é, exige-se proteção interna e externa de tintas epóxicas ou de borracha clorada. A falta de conexões adequadas a esgotos já é um fator impeditivo de seu emprego.
Livro: INSTALAÇÕES PREDIAIS E INDUSTRIAIS - Archibald Joseph
Também não achei o motico da exceção.
-
A excessão ao final justifica-se por ter sido bastante utilizado na década de 80 e ter dado muito errado.
A corrosão ocorre com intensidade pela formação de óxido férrico e carbonato de zinco, tanto interna quanto externamente à tubulação.
A menos que se tome as providências propostas nos comentários dos colegas ou fazer-se uma proteção catódica contra esse tipo de corrosao, manutenção periódica, etc., esse tipo de instalação apresentará diversas patologias.
Se houver trecho com zinco e outro de cobre, combinação perfeita para a formação da famosa pilha, a corrosão ocorrerá de forma agressiva.