a) Em seus romances, Clarice Lispector serviu-se do monólogo interior e do fluxo de consciência, em detrimento do enredo, para traduzir seu mergulho visceral na vida introspectiva. CERTA
b) Érico Veríssimo, com a saga O tempo e o vento, inaugura a epopeia regional da floresta amazônica e da vida dos ribeirinhos no norte brasileiro. ERRADA (epopeia reginal do Rio Grande do Sul, sul brasileiro)
c) Em Grande sertão veredas, de Guimarães Rosa, destacam-se os problemas dos retirantes nordestinos expulsos de suas terras pela seca e pela falta de trabalho. ERRADA (destacam-se os problemas dos jagunços no sertão de Minas Gerais. João Cabral de Melo Neto que retratou os problemas dos retirantes nordestinos expulsos de suas terras pela seca em "Morte e Vida Severina: Um auto de Natal Pernambucano".
d) A tradição de romances regionalistas é inaugurada com a obra Fogo morto, de José Lins do Rego, cuja temática consiste na grande seca de 1915, ocorrida no nordeste brasileiro. ERRADA (Essa temática é abordada por Rachel de Queiroz em "O Quinze").