SóProvas


ID
590722
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Criminalística

Sobre a definição de Criminalística considere as seguintes afirmações.
I – É a ciência que estuda o crime e o criminoso em tudo que for aplicável à elucidação de um crime ou de uma infração penal.

II – É a ciência que estuda as lesões corporais, visando a diagnosticar se ocorreu homicídio, suicídio ou acidente.

III – É um sistema de conhecimentos técnico-científicos que estuda os locais de crimes e os vestígios materiais, localizados superficialmente ou fora do corpo humano, visando a identificar as circunstâncias e a autoria da infração penal.

IV – É o sistema de conhecimentos científicos que estuda os vestígios materiais extrínsecos à pessoa física, visando a esclarecer e identificar as circunstâncias do crime e determinar a identidade do criminoso.
Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gab. D 

    I- ERRADO. A ciência que estuda o homem em relação ao crime, criminoso, vítima e criminalidade é a criminOLOGIA. 

    II- ERRADO. A ciência que estuda as lesões corporais é a Medicina Legal e a Medicina Legal dá a causa médico-legal da morte e não a causa jurídica da morte (homicídio, suicídio, acidente). 

    III- CORRETO. São os objetos da criminalística. Quando fala de “vestígios localizados superficialmente no corpo” está falando da perinecroscopia. 

    IV- CORRETO. Um dos principais objetivos da criminalística é demonstrar a dinâmica e a autoria do crime. Isso está de acordo com a questão quando diz “visando a esclarecer e identificar as circunstâncias do crime” => dinâmica; “determinar a identidade do criminoso”=> autoria.

    Fonte: https://www.pontodosconcursos.com.br/cursosaulademo 

  • II – É a ciência que estuda as lesões corporais, visando a diagnosticar se ocorreu homicídio, suicídio ou acidente.

    O perito responde aos quesitos, mas a classificação/causa jurídica é feita pelos OPERADORES DO DIREITO (DELEGADO, JUIZ E MEMBROR DO MP). Inclusive, eles não estão vinculados ao laudo pericial. Podem rejeitar ou discordar do laudo, desde que motivadamente.

    CESPE 2016. As causas jurídicas de morte podem ser classificadas em naturais ou violentas e, em caso de indefinição, indeterminadas. (CERTO)

    CESPE 2012. Como causa jurídica de morte pode-se ter: 1) o suicídio, que ocorre quando causado por autolesão; 2) o homicídio, cuja causa é provocada por alguém, que não o morto; 3) acidente, cuja causa não tem nexo com a intenção, ação ou omissão de alguma pessoa. (CERTO)