SóProvas


ID
590779
Banca
FDRH
Órgão
IGP-RS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

A determinação de Cr em uma amostra foi realizada comparativamente por dois métodos. No método A, após realização de 8 medidas, o valor médio encontrado foi 80 ppm. No método B, o valor médio obtido foi de 78 ppm, resultante de 6 medidas. A variança do método A foi de 8,0 e do método B, de 4,0. O valor de F crítico tabelado para essas condições, em nível de confiança de 95%, é 4,88.
Com relação a essa medida de Cr efetuada pelos dois métodos, levando-se em conta a aplicação do teste F, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) O teste F serve para comparar a precisão de dois métodos usando a variância.

    c) Graus de liberdade = n -1 = 8 -1 = 7
    d) O teste F (razão das variâncias) = 8/4 = 2, logo menor que o valor de F nessas condições (4,88). Sendo assim, a precisão dos dois métodos é equivalente.
    e) O teste T tem a função apresentada no item.
  •  

    (A). Correta. Com base no cálculo do F , o método A e tão preciso quanto o método B, então qualquer diferença nos resultados será proveniente de erros aleatórios...

    (B) Errada. O teste citado é o teste Q, utilizado para análise de erros grosseiros, ao se suspeitar a presença de um valor anômalo, que se diferencia das demais medidas. Ele é calcula por meio da fórmula: Valor suspeito - Valor do vizinho mais próximo/ Diferenrença entre os extremos. Lembrando que se o Valor de Q calculado for maior que o Q crítico devemos rejeitar o valor suspeito, caso contrário devemos manter o valor.

    (C) Errada. Conforme citado pelo colega Nilton.

    (D) Errado. Pelo fato do { F calculado >  F crítico } não existe diferença de precisão entre os dois métodos, ambos fornecem a mesma precisão.

    (E) Errada. O teste F serviu para avaliar se os dois métodos apresentam precisões diferentes.