SóProvas


ID
59191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de conceitos de informática e de segurança da
informação, julgue os itens a seguir.

Chave criptográfica é um termo que se refere a um parâmetro (ou conjunto de parâmetros) variável do algoritmo criptográfico que interfere diretamente no processo criptográfico. Para cada chave distinta (valor de chave), o algoritmo gera um criptograma diferente para uma mesma mensagem, que só poderá ser decifrado pelo usuário que conheça o valor em uso. Dessa forma, a segurança lógica é garantida, mesmo que o processo criptográfico se torne público, desde que a chave seja mantida secreta.

Alternativas
Comentários
  • Uma chave é um pedaço de informação que controla a operação de um algoritmo de criptografia. Na codificação, uma chave especifica a transformação do texto puro em texto cifrado, ou vice-versa, durante a decodificação. Chaves são também usadas em outros algoritmos criptográficos, tais como esquemas de assinatura digital e funções hash (também conhecidas como MAC), algumas vezes para autenticação.Fonte:http://pt.wikipedia.org
  • CHAVE CRIPTOGRÁFICA é um dado(no caso dos computadores, é um número binário) que serve de código para a encriptação e decriptação de informações. A função da chave é simples: tornar possível, para o detentor dela, a decriptação de uma mensagem previamente encriptada.:)
  • Bom, de forma um pouco menos abstrata, é o seguinte: a chave é, via de regra, um número binário (ou seja, que usa apenas "zero" e "um") usado pra cifrar (criptografar) e decifrar (descriptografar) uma determinada mensagem.

    É como se uma mensagem, ao ser criptografada, fosse trancada dentro de um baú que só quem tem a chave pode ter acesso. Mesmo que o processo criptográfico se torne público (ou seja, mesmo que todos saibam que dentro do baú há algo secreto) somente quem tem a chave (e desde que ela seja mantida em segredo) poderá ter acesso à mensagem.

    Mais uma coisa: algoritmo é o conjunto de passos usado pra realizar uma encriptação e a decriptação do que foi encriptado. Então, pra cada chave direferente o algoritmo terá de gerar um criptograma diferente que se adeque àquela chave pois, sendo as chaves diferentes, os passos pra encriptar/decriptar uma mensagem poderão (e em geral serão) diferentes. Tudo isso pra manter a segurança da mensagem! ^^

     

  • Muitos comentarios aqui no QC falam muitas coisas, porem não explica de forma sucinta o principal, o porque da questão estar certa ou errada, que entendo ser o mais importante neste contexto; não é uma crítica mas uma sugestao aos nobres e empenhados colegas para que sejam menos  prolixos.
  • Segurança lógica garantida. Errei por isso.

  • Segurança garantida? Sim.. claro! 

  • A questão é antiga, e acredito que a banca não pense mais dessa forma.

     

    De qualquer modo, pensem: se o processo criptográfico se tornar público, como se pode garantir a segurança da informação? Não faz muito sentido.

  • Gabarito: CERTO

     

    O que é uma chave criptográfica? Como vimos, uma chave é um dado (no caso dos computadores, é um número binário) que serve de código para a encriptação e decriptação de informações.

     

    A função da chave é simples: tornar possível, para o detentor dela, a decriptação de uma mensagem previamente encriptada. A máxima da criptografia é: “O processo de decriptação tem de ser muito simples para quem possui a chave e praticamente impossível para quem não a possui."

     

    Fonte: Livro Informatica Para Concursos - 5 - Joao Antonio Carvalho

     

     

  • Na minha opinião a questão peca ao dizer que a segurança será GARANTIDA, uma vez que não se pode garantir a segurança.
  • -Pessoal, o processo CRIPtográfico pode ser público sim, o que não se pode revelar é o processo DESCRIPtográfico, porque é este quem revelará a mensagem.

    "(...)  Dessa forma, a segurança lógica é garantida, mesmo que o processo criptográfico (a criptografia) se torne público, desde que a chave seja mantida secreta (decriptografia)"

    -Do que adianta você ter acesso ao código (chave) para criptografar, se você não tiver a de descriptografar?

    Isso é simplesmente criptografia ASSIMÉTRICA (1 chave púb., outra priv.)

    Bons estudos

  • Concordo com o amigo Geralt, na informática não se deve afirmar que algo é GARANTIDO, ainda mais quando esse algo é público como afirma a questão.

  • ✅Gabarito Certo.

    A chave pública pode estar com quem for, o que vai importar é se a chave privada está segura. A chave privada estando segura ( secreta ) vai garantir a segurança da informação. Pois só quem tem a chave privada pode decifrar a msg.

    Bons estudos!

  • Certo.

    De acordo com o Princípio de Kerckoffs:

    Segurança dos dados encriptados reside na chave usada, podendo o método ou algoritmo usado ser de conhecimento público.

    Resumo

    • Algoritmo ________________ Público

    • Chave __________________ Privada