-
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano.
Estado empreendedor caracteriza-se por: a) criar condições institucionais que mobilizem e organizem o processo governamental, tendo em vista a inovação permanente, a superação de obstáculos e o alcance de resultados efetivos.
-
Empreendedorismo governamental: É regido pelos princípios da preferência às alternativas de produção externa de bens e serviços; gestão participativa de programas e projetos com clientes; estímulo à competição interna e externa; desregulamentação interna, simplificação organizacional e clarificação de papeis e missões; avaliação e financiamentos baseados em resultados; imagem do cliente como consumidor; criação de centros de resultados financeiros, promovendo ação pública rentável; antevisão estratégica de serviços; descentralização e desconcentração e atingimento das finalidades governamentais através da reestruturação do mercado.
-
Olá Rogéria !!!!
Vejamos a pergunta .....surge o conceito de Estado empreendedor, o qual caracteriza-se por (conceito do Estado empreendedor como um todo)
Salvo melhores esclarecimento a resposta é "a"
porque é mais ampla: criar condições institucionais.... inovação permanente, a superação de obstáculos e o alcance de resultados efetivos.
enquanto que a letra "d"
apresenta uma medida (apenas uma de muitas) que pode estar contida na letra a: incentivar a formação de líderes......
-
A resposta é a letra “A”.
O empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor.
A ideia central de empreendedorismo é a criatividade e inovação, alcançando a todos os indivíduos, e não apenas àqueles que exerçam função de liderança.
Assim, já eliminamos as alternativas que restringem esse universo de sujeitos ativos do empreendedorismo (alternativas incorretas “C” e “D”).
Empreendedor é o termo utilizado para denominar pessoas ousadas, que estimulam o progresso econômico mediante formas inovadoras de pensar e, principalmente, de realizar seus intentos. Logo, a alternativa “E” está fora do contexto.
Por fim, a alternativa “B” está incorreta, pois o empreendedorismo considera o risco, mas na versão “riscos calculados”, e não riscos deliberados, como sinaliza a afirmação (“mas, principalmente, a disposição de correr riscos”).
Gabarito: letra “A”.
Fonte: Professor Adriel Sá (Tecconcursos)
-
A minha lógica para acertas as questões sobre o tema "Estado Empreendedor" é marcar aquela questão mais linda, cheirosa, redonda e que enaltece a participação do Estado na vida dos indivíduos.... sempre acerto quando busco por essas características.
#FicaADica
-
Documento de gestão pública empreendedora MPOG
Gestão empreendedora significa gestão voltada para resultados. Pressupõe agilidade, dinamismo, flexibilidade e assim por diante.
Os princípios mais importantes da gestão empreendedora são: enfoque no resultado; autonomia e responsabilização; construção de boas parcerias; trabalho em rede; gestão da informação; transparência, diálogo público e avaliação.
-
Questão mais interpretativa. Exige que o candidato tenha compreendido a essência do empreendedorismo governamental. Nessas questões que não são preto/branco sugiro ler atentamente todas as alternativas e procurar inconsistências. Vejamos:
Alternativa A. Correto. A alternativa descreve as ideias básicas do empreendedorismo governamental: criar estruturas institucionais mais flexíveis, abertas à inovação e que sejam capazes de enfrentar os desafios inerentes à gestão pública e, assim, obter resultados. Tudo certinho.
Alternativa B. Errado. O empreendedorismo governamental, de fato, fomenta a criatividade e soluções inovadoras. O termo “ousadia” parece exagerado, afinal, apesar de o empreendedorismo governamental fomentar que a administração pública esteja disposta a correr maiores riscos ao dar mais autonomia aos gestores e aos parceiros privados esses riscos devem ser calculados. É o tipo de alternativa “mais ou menos”.
Alternativa C. Errado. O foco do empreendedorismo governamental são os resultados e não os processos. Nesse sentido, não se pode afirmar que o critério principal desse modelo seja a elaboração de planos.
Alternativa D. Errado. A alternativa foi construída baseada no pressuposto de que a liderança seria o fatochave dentro do empreendedorismo governamental e isso não é verdade. Apesar de reconhecer a importância da liderança, o movimento do empreendedorismo governamental baseia-se muito mais nas ideias de cooperação, descentralização e autonomia dos indivíduos e, assim, temos uma liderança mais mitigada.
Alternativa E. Errado. O empreendedorismo governamental não descarta as peculiaridades do setor público. Na verdade, reconhece as diferenças e propõe práticas condizentes com esse setor em vez de simplesmente incorporar procedimentos mercadológicos.
Percebemos que a alternativa “mais correta” seria a alternativa A. A alternativa B força um pouco a barra, mas caso não tivéssemos uma alternativa melhor poderia ser a mais apropriada.