SóProvas


ID
592729
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A respeito da abordagem da gestão de resultados na Administração Pública, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • avaliação de desempenho pode ser definida como a identificação e mensuração das ações que os colaboradores de uma organização realizaram durante determinado período. A avaliação de desempenho tem como objetivo diagnosticar e analisar o desempenho individual e grupal dos funcionários, promovendo o crescimento pessoal e profissional, bem como melhor desempenho. Além disso, fornece à Administração de recursos humanos informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamento e planejamento de carreira, proporcionando o crescimento e o desenvolvimento da pessoa avaliada.

    Através da avaliação de desempenho é mais fácil fornecer feedback às pessoas da organização, baseado em informações sólidas e tangíveis, e auxiliá-las no caminho para o autodesenvolvimento. Outro benefício é a possibilidade de descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.



    Gestão de desempenho

    Um conceito mais amplo que o de avaliação de desempenho é o de gestão do desempenho, que apresenta-se atualmente como o modelo mais completo para o acompanhamento do desempenho dos colaboradores, por abranger o planejamento, acompanhamento e avaliação do desempenho, com o intuito de melhorar o trabalho, objetivando estimular o alcance de metas organizacionais e a promoção do desenvolvimento dos recursos humanos. O planejamento, a partir da missão, visão, análise do ambiente interno e externo da empresa, identifica as metas a serem alcançadas. Em seguida vem o acompanhamento das ações, para verificar se as mesmas estão de acordo com as metas estabelecidas, identificar as discrepâncias entre as ações realizadas e esperadas e então desenhar as ações de desenvolvimento e capacitação.

    Fonte

  • Pessoal / Equipe QC, é possível um comentário sobre as alternativas incorretas? um abç  e bons estudos a todos..

  • p/ ricardo ou membro do qc, 
    comente as questões erradas. obrigado! não entendi nada.
  •    a) O Plano Plurianual prevê clara relação entre os resultados dos programas e os resultados das políticas públicas aos quais se relacionam. Errado.  O plano plurianual (PPA) estabelece os projetos e os programas de longa duração do governo, definindo objetivos e metas da ação pública para um período de quatro anos, isto é, apenas traz diretrizes. Existem fortes críticas quanto a dificuldade de avaliação dos resultados.  b) Planejamento estratégico é uma abordagem de negócios centrada em variáveis de mercado e sua utilização em organizações públicas gera resultados distorcidos. Errado O Planejamento estratégico é focado adaptação da organização a um ambiente mutável (longo prazo), orientado para o futuro. Possui comportamento global, sintético. É responsabilidade da alta direção e será a base para os demais planejamentos (tático e operacional).  Aplicável a organizações públicas e privadas.  c) O componente institucional das avaliações de desempenho utilizadas para efeito de pagamento das gratificações variáveis considera, na maior parte das vezes, metas de ações e não de desempenho. Certo, de acordo com explicação do colega.  d) A gestão de resultados tem como vantagem a alta correlação entre complexidade do contexto geral e de setores específicos e a revisão de objetivos e metas.Errado. A gestão por resultados estrutura a organização em processos, com foco nos resultados/necessidades dos clientes e não em departamentos (setores específicos). Suas vantagens são: minimizar transferências, reduzir esperas, erros e fronteiras; maximizar o agrupamento e diminuir gasto de energia. A Gestão Estratégica Orientada para Resultados agrega recursos e competências à carteira de projetos e, com o gerenciamento e monitoramento em tempo real, acelera a execução das ações. A avaliação sistemática amplia a aprendizagem organizacional e a comunicação de resultados.    e) A maior dificuldade na aplicação desse conceito, pela Administração Pública, consiste na ausência de instrumentos capazes de refletir os objetivos estratégicos do Estado. Errado Na verdade a maioria dos órgãos públicos (se não todos) possuem missão, visão e objetivos definidos e utilizam-se de ferramentas de gestão como o BSC (Balanced Scorecard), ferramenta que traz indicadores alinhados aos objetivos estratégicos, desdobrados em todos os níveis organizacionais. Espero ter ajudado!
  • Ainda não entendi por que a alternativa D está incorreta. Para mim, há relação entre o contexto geral e os setores específicos. Além disso, a revisão das metas deve se pautar na mensuração do desempenho. 

  •  (A) O Plano Plurianual prevê clara relação entre os resultados dos programas e os resultados das políticas públicas aos quais se relacionam.

    Errado, infelizmente não é assim. O PPA se organiza em torno de programas (no caso do novo PPA, os chamados Programas Temáticos), mas não são claramente identificadas as políticas públicas aos quais eles se relacionam.

     

    (B) Planejamento estratégico é uma abordagem de negócios centrada em variáveis de mercado e sua utilização em organizações públicas gera resultados distorcidos.

    Errado, todas as organizações podem recorrer ao planejamento estratégico, como forma de definir sua relação com o ambiente e com o futuro.

     

    (C) O componente institucional das avaliações de desempenho utilizadas para efeito de pagamento das gratificações variáveis considera, na maior parte das vezes, metas de ações e não de desempenho.

    Correto. O que a assertiva quer dizer é que a avaliação de desempenho das instituições muitas vezes procura medir o que é feito (ou seja, as metas de ações), e não o que é alcançado (ou seja, os resultados). Percebem a diferença? Imagine um órgão de fazenda estadual, responsável pela arrecadação tributária. Muitas vezes, o desempenho da ação fiscal do órgão é aferido pelo número de autos de infração lavrados; porém, isso corresponde a medir ações, enquanto o objetivo real da receita estadual é obter a arrecadação correta, evitando a sonegação fiscal. Porém, medir a redução da sonegação é bem difícil, e não corresponde a meramente avaliar o tamanho da arrecadação, cuja variação está sujeita a uma série de outros fatores e influência. Com isso, recorre-se com frequência à medição de ações empreendidas, para fins de avaliação do desempenho nas organizações públicas.

     

    (D) A gestão de resultados no setor público, em contextos de alta complexidade, torna desnecessária a avaliação de desempenho institucional e a revisão dos objetivos e metas ou da própria execução.

    Errado. A avaliação de desempenho institucional é essencial para que a gestão por resultados de fato ocorra. 

     

    Professor Leonardo Albernaz em http://docslide.com.br/documents/administracao-publica-06.html

  • Também não entendi por que a letra D está errada. Alguém pode ajudar por favor? Obrigado desde já. 

     

  • a) ERRADO. Existem dificuldades de relacionar o PPA diretamente com os resultados das políticas públicas, ou seja, com os impactos gerados pelos programas governamentais.

    b) ERRADO. O planejamento estratégico é perfeitamente adaptável ao setor público e não gera nenhum resultado “distorcido”.

    c) CERTO. As metas de ações são mais fáceis de serem avaliadas do que as de desempenho.

    d) ERRADO. Esta correlação não é uma vantagem da gestão por resultados.

    e) ERRADO. Muitos órgãos do setor público contam com instrumentos capazes de refletir seus objetivos estratégicos, como missão, visão, mapa estratégico, etc.