-
Letra D: A presença de gotículas de sangue de forma alongada na mão da vítima. - É a única que nãi deixa dúvidas!
-
A única assertiva que pode gerar dúvidas é a deltra A. Disparo realizado de forma apoiada ou encostada SOBRE A PELE DA VÍTIMA (SINAL DE PUPPE-WERKGARTNER) efetuados à distância 0 (zero). É diferente do tiro à "queima-roupa" pois a arma não está apoiada na pele, mas muito próxima.
-
POR FAVOR ALGUEM PODE COMPLEMTAR COM AS DIFERENÇAS DOS ASPECTOS SUICIDAS.
OBRIGADA.
-
Complementando com mais Características: Nos tiros encostados no crânio, nas costelas e escápulas, podemos encontrarum halo fuliginoso na lâmina externa do osso referente ao orifício de entradachamado de Sinal de Benassi. Ainda na entrada podemos observar o Sinal deWerkgartner, que representa o desenho da boca e da alça de mira da arma (pelazona de tatuagem e esfumaçamento).
-
hipoteticamente, é possível um homicídio onde a vítima está c a mão próxima à cabeça (defesa) e de lado para o agressor no momento do disparo sem q o tiro atinja as palmas da mão ou a parte posterior do antebraço da vítima (lesões de defesa/luta corporal);
desta forma o sangue respingaria na mão da vítima igualmente como se ele fosse um suicida empunhando sua arma.
marina,
as lesões d suicídio são comuns na região interna dos punhos, frontal e lateral do pescoço e cabeça - então um tiro e lesões na nuca provavelmente seriam homicídio;
o suicídio costuma apresentar "lesões de hesitação", q são várias marcas pequenas, antigas ou recentes ao redor da lesão princip81al devido às tentativas anteriores, sendo q a lesão principal geralmente é modesta, um corte suficiente e necessário para levar a óbito, q não desfigura o suicida - o homicídio geralmente apresenta uma/pouca lesão, porém intensa, profunda, exagerada, violenta;
o suicídio tb leva em consideração se a pessoa é destra ou canhota, pois a destra geralmente atira do mesmo lado da cabeça, porém, qdo pretende usar um instrumento cortante, inicia pelo lado esquerdo, realizando um movimento d fora para dentro.
a gota com "raios" indica q a vítima estava parada no momento do tiro, pois cai concentrada, espalhando-se p lados; e gota alongada indica corpo em movimento (o suicida geralmente encontra-se parado)
-
Eu ainda nao consegui entender essa resposta. Acontece mesmo de ficar com sangue na mao da vítima? pq que eu saiba fica polvora. O sangue, eu acho que nao ficaria porque o orificio de entrada da bala tem pouquissimo ou tem ausencia de sangue, enquanto o de saida que sangra.
Quando alguem atira o sangue se projeta ao redor do local. num suicidio onde o tiro fosse dado do lado direito o sangue sairia pelo lado esquerdo batendo na parede ou em outros objetos.
Alguem poderia me dizer o que é um aspecto radiado? =x
Segue as caracteristicas de suicidio que eu encontrei:
A) Suicídio (50%)
- Um ferimento, ponto de eleição (têmporas, boca, pregão precordial).
- Presença da arma na mão da vítima.
- Disparo a curta distância, queima roupa ou com a arma apoiada.
- Mãos escurecidas pela pólvora.
-
Savo melo juízo está questão deveria ser anulada, pois em todas as situações sendo o autor do fato delituoso uma pessoa com conhecimentos especificos, por exemplo, um policial, um médico ou até mesmo um perito poderia simular a situação, portanto nenhuma das situações, ainda mais isoladas, descarta a possibilidade de um homicídio ou garanto que foi um suicídio. Seria prematuro e imprudente fazer uma afirmação, sem um maior aprofundamento do caso, por isso se não a certeza, mantem-se a dulvida.
-
Respondendo a colega, acredito que aspecto radiado seja aquele em forma de raio.
-
Na A a vítima pode ter sido executada.
Na B pode-se ter forjado e posto a arma perto pra "fingir suícidio"
Na E a vítima pode ter sido pega de surpresa daí a ausência de lesão defesa e um só tiro.
Não resta dúvida a D mesmo..
* É errado mesmo presumir por um sinal deste, mas a questão impõe que escolhemos uma alternativa. E por óbvio que tal presunção será objeto de melhores embasamentos.
** Não sei o que é sangue com aspecto raiado, já que nunca vi uma gota de sangue parecendo raio.. só o sangue do The Flash.
*** Errei e marquei a E.. falta de atenção é a D mesmo.
-
Aê galera, essa questão foi palhaçada!
OVO DE GALINHA PRETA!
-
D-
...gotÃculas de sangue de forma alongada na mão da vÃtima.Â
A ação do projétil contra o crânio que devolverá reação de lÃquido. Neste caso sangue. É como o parabrisa do carro quando você entra numa chuva. Lembrou? GotÃculasalongadas e não raiadas como dizem.
-
Observe que a questão pede uma assertiva que demonstre a CERTEZA DO SUICÍDIO.
A) INCORRETO- não há nenhum sinal indicativo de suicídio. Os tiros encostados e apoiados são extremamente comuns nos casos de homicídio.
B) INCORRETO- não há nenhum indicativo significativo de suicídio nesse caso. Lembre-se que pode ter ocorrido um homicídio e o autor pode ter deixado uma arma ao lado do corpo da vítima.
C) INCORRETO- não podemos afirmar só com essa informação que se trata de um caso de suicídio.
D) INCORRETO- não é possível afirmar com tais informações que é um caso de suicídio.
E) INCORRETO- a questão deveria ter falado em ocorrência de lesões de hesitação.
Hércules afirma que "para que se estabeleça o diagnóstico de suicídio como causa jurídica da morte, é preciso que haja uma história nesse sentido, um exame de local que afaste a possibilidade de homicídio, ausência de lesões de defesa, bem como vestes íntegras, e a presença de lesões situadas em locais de eleição. A presença de lesões resultantes de tentativas anteriores malsucedidas é um dado muito importante. Há certas formas de morte violenta que são eminentemente suicidas, como o enforcamento e a imolação pela ação do fogo." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 115.
No caso dos locais de eleição dos pontos de eleição dos suicidas temos: região temporal, cavidade oral, região precordial, conduto auditivo. Além disso, geralmente, nos casos de suicídio, há apenas um único disparo.
Complementando: "É importante observar que no tocante à identificação do atirador tem como base diversas técnicas desenvolvidas para tentar esclarecer (...) se a pessoa atirou ou não, estão fundamentadas na detecção dos resíduos da combustão da espoleta e da pólvora, principalmente da primeira. As regiões da mão do atirador atingidas com maior frequência pelos resíduos são as faces radial e palmar do indicador, a prega entre esse e o polegar, as faces dorsal e interdigital do polegar e o resto do dorso da mão. Nos casos de suicídio, com lesão de entrada na região precordial, a pesquisa deve envolver as duas mãos porque a vítima pode ter apertado o gatilho com os dois polegares.(...) Os resíduos produzidos pela queima da espoleta, contudo, são bem mais confiáveis."HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 241
GABARITO DO PROFESSOR: ANULAÇÃO DA QUESTÃO
-
Diante das assertivas abaixo, assinalar aquela que não deixa dúvida quanto à *possibilidade* de suicídio:
A presença de gotículas de sangue de forma alongada na mão da vítima
-> não deixa dúvida quanto à *possibilidade* de suicídio
-
QUE PROVA DIABÓLICA ESSA DA FUNCAB DELTA RJ