Gabarito B.
1.2.1. Museu
É uma instituição de interesse público, cujo objetivo é a informação e o entretenimento. Os documentos de museus são peças e objetos de valor cultural, tendo os mais variados tipos e dimensões. Por serem objetos, são caracterizados como “tridimensionais”. Os museus têm finalidades cultural e didática.
1.2.2. Centro de documentação ou informação
Instituição que agrupa qualquer tipo de documento, exigindo especialização para aproveitá-los com eficiência. Os documentos de um centro de documentação são, em sua maioria, reproduções (audiovisuais) ou referências virtuais (como por exemplo as bases de dados). Segundo a Professora Heloísa Liberalli Bellotto “sua finalidade é informar, com o objetivo cultural, científico, funcional ou jurídico, conforme a natureza do material reproduzido ou referenciado”.
1.2.3. Biblioteca
Instituição onde os documentos são conservados para fins culturais, sendo obtidos por compra, doação ou permuta de diversas fontes. O bibliotecário avalia o material a ser adquirido por sua instituição como peças isoladas. Esses documentos existem em numerosos (múltiplos) exemplares. Os documentos são unidos pelo seu conteúdo, e caracterizados, em sua maior parte, como impressos. A biblioteca é órgão colecionador, e o seu público é formado pelo pesquisador, estudantes e o cidadão comum, possuindo, portanto, um maior número de consulentes, com os mais variados perfis.
Objetivo: instruir, educar.
Processamento técnico: tombamento, classificação, catalogação.
1.2.4. Arquivo
Os documentos são produzidos e conservados com fins funcionais, geralmente em um único exemplar ou em limitado número de cópias. A documentação referente a um assunto específico ou assuntos ligados entre si é preservada como um conjunto e não como atividades isoladas. Logo, um documento em conjunto tem muito mais valor do que quando desmembrado do seu conjunto (caráter orgânico do documento de arquivo). Os documentos são unidos pela sua proveniência ou origem (princípio básico da Arquivologia – o qual estudaremos mais adiante). Quanto ao suporte, são documentos principalmente textuais. O arquivo é órgão receptor, e o seu público é formado pelos administradores (produtores dos documentos) e pesquisadores.
Resolução:
I. É importante lembrar que o objetivo do museu é cultural. Certa.
II. As formas de entrada dos documentos nas bibliotecas são: compra, doação e permuta. Errada.
III. Segundo o art. 2º da Lei nº 8.159/91,
Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
Palavras-chave importantes para o conceito de arquivo: produzidos ou recebidos, em decorrência do exercício de atividades específicas, qualquer suporte ou natureza.
A questão ainda coloca outros pontos importantes inerentes aos arquivos: unicidade e inter-relação entre os documentos. Certa.
IV. O centro de documentação reúne documentos de arquivos, bibliotecas e museus, entretanto, a especialização elencada pela questão está descontextualizada e dá-la como correta seria um erro. Errada.
Resposta: C