Alternativas
Nas gimnospermas, o lenho de reação surge sempre na porção sujeita à compressão: lenho de compressão, enquanto que nas angiospermas dicotiledôneas este se localiza na zona tracionada: lenho de tração.
O lenho de compressão caracteriza-se macroscopicamente pela presença de crescimento excêntrico, transição quase indistinta entre o lenho inicial e tardio, devido ao fato de as células do primeiro apresentarem paredes mais espessas que o normal, aparência sem brilho e cor mais forte que o tecido são.
Nó é a porção basal de um ramo que se encontra embebido no tronco ou peças de madeira, provocando, na vizinhança, desvios ou a descontinuidade dos tecidos lenhosos.
Crescimento excêntrico é o rompimento interno do tecido lenhoso, às vezes só perceptível ao microscópio, que surge nas peças serradas como linhas quebradas, de cor clara, dispostas perpendicularmente à grã.
Mui tas árvores possuem substâncias especiais em suas células, que podem vir a constituir defeitos, caso apresentem efeitos tóxicos ao homem, tais como irritações da pele, olhos ou nariz, alergias, dores de cabeça, ânsia etc., ou danifiquem as serras e equipamentos pela ação de sustâncias inorgânicas duríssimas.