SóProvas


ID
594142
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O pescado em natureza, congelado, é aquele tratado por processos adequados de congelação. O Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal – RIISPOA, estabelece que a temperatura de congelação do pescado em natureza, congelado, NÃO deve ser superior a:

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada, o RIISPOA 2017 não preconiza a respeito da temperatura máxima de congelamento do pescado.

     

    Art. 335. Para os fins deste Decreto, pescado congelado é aquele submetido a processos de congelamento rápido, de forma que o produto ultrapasse rapidamente os limites de temperatura de cristalização máxima. 
    § 1º O processo de congelamento rápido somente pode ser considerado concluído quando o produto atingir a temperatura de -18ºC (dezoito graus Celsius negativos). 
    § 2º É permitida a utilização de congelador salmourador quando o pescado for destinado como matéria�prima para a elaboração de conservas, desde que seja atendido o conceito de congelamento rápido e atinja temperatura não superior a -9ºC (nove graus Celsius negativos), devendo ter como limite máximo esta temperatura durante o seu transporte e armazenagem.
    Art. 336. Durante o transporte, o pescado congelado deve ser mantido a uma temperatura não superior a -18ºC (dezoito graus Celsius negativos). 
    Parágrafo único. É proibido o transporte de pescado congelado a granel, com exceção daquelas espécies de grande tamanho, conforme critérios definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

     

    Fonte: RIISPOA 2017