Alternativas
trata-se de normas com conceito mais gerencial, basicamente afeitas ao setor privado, mas que vêm influenciando e sendo até incorporadas à gestão ambiental pública, atuando como uma catalisadora de iniciativas por parte dos setores governamentais, com base nas experiências das empresas.
a Avaliação de Desempenho Ambiental ADA, regulamentada pelas normas 14.031 e 14.032, é um instrumento de medição de melhoria (ou piora) do desempenho ambiental de uma empresa ou organização ao longo de um determinado período de tempo.
para maior eficácia da Aval iação de Desempenho Ambiental é fundamental o estabelecimento de Indicadores de Desempenho Ambiental adequados, que devem estar relacionados tanto a aspectos organizacionais como operacionais da empresa.
um dos maiores impedimentos à adoção de instrumentos como a ADA e o SGA é que por serem de caráter compulsório e não gerarem a devida certificação exigida pelo mercado, são preteridos pelo Licenciamento Ambiental.
a gestão privada, na busca por um melhor desempenho ambiental, tem-se comprovado como critério de mercado já que além do atendimento das exigências de um consumidor mais consciente ela também influencia, de forma positiva, na eficiência das empresas em mercado cada vez mais competitivo.