SóProvas


ID
595021
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Geralmente, o Valor Econômico Total dos recursos ambientais não é captado adequadamente pelos preços demercado.Apesar disso, alterações em sua disponibilidade causam variações consideráveis de bem-estar da sociedade. Analise as afirmativas abaixo com relação à valoração dos recursos naturais.
I. Os Valores de Uso correspondem a benefícios da utilização dos recursos e podem ser divididos em valores de uso direto, como uma praia limpa (oferecendo boa opção de lazer), e de uso indireto, provenientes de funções ecossistêmicas (como uma floresta ajudando na regulação domicroclima de uma região).

II. O Valor de Opção é o valor que os indivíduos dão, direta ou indiretamente, para preservar um recurso natural no presente para garantia de tê-lo como opção de uso no futuro, como por exemplo, a conservação de uma floresta para utilização de propriedades ainda desconhecidas de sua biodiversidade na fabricação de remédios.

III. O Valor de não Uso ou de Existência encontra- se relacionado a uma postura de preferência dos indivíduos pela manutenção de um recurso natural, ao saber de sua importância para utilização futura, como a utilização de uma madeira nobre, que ao ficar mais rara, proporcionará maiores lucros do que se explorada no presente.

IV. Disposição a Pagar DAP e Disposição a Aceitar DAA, são métodos de valoração ambiental que conseguem captar o Valor de Existência, sendo que a DAP bruta equivale, teoricamente, ao preço de mercado do recurso, acrescido do excedente do consumidor.

V. Métodos de Bens Substitutos MBS assumem que bens e serviços ambientais possuem alternativas perfeitas no mercado, ou seja, a diminuição de um serviço ambiental pode ser plenamente compensada por uma determinada quantidade desses substitutos/produtos privados e a valoração dos serviços acompanha a variação do preço desse produto alternativo.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Apenas o item III está errado.

    III. O Valor de não Uso ou de Existência encontra- se relacionado a uma postura de preferência dos indivíduos pela manutenção de um recurso natural, ao saber de sua importância para utilização futura, como a utilização de uma madeira nobre, que ao ficar mais rara, proporcionará maiores lucros do que se explorada no presente.

    >>>Utilização futura está relacionada ao Valor de Opção.

    >>>Por outro lado, o Valor de Existência é aquele advindo de valores culturais, crenças, ética. Segue definição.

    "O valor de não-uso (ou valor passivo) representa o valor de existência (VE) que está dissociado do uso (embora represente consumo ambiental) e deriva-se de uma posição moral, cultural, ética ou altruística em relação aos direitos de existência de espécies não-humanas ou preservação de outras riquezas naturais, mesmo que estas não representem uso atual ou futuro para o indivíduo. Uma expressão simples deste valor é a grande atração da opinião pública para salvamento de baleias ou sua preservação em regiões remotas do planeta, onde a maioria das pessoas nunca visitarão ou terão qualquer benefício de uso". 

    Fonte: Ronaldo Seroa da Motta. Manual para valoração econômica de recursos ambientais, 1997.