Alternativas
as características termodinâmicas são essenciais aos ecossistemas e seres vivos, mantendo o nível de ordem interna através do consumo de energia e expulsando a desordem em forma de calor através da respiração.
o crescimento dos ecossistemas em tamanho e complexidade ocorre a um crescente custo energético, sendo o ponto onde é atingido o equilíbrio entre entradas e saídas de energia denominado capacidade ótima de suporte.
o metabolismo por grama de biomassa de vegetais menores, como algas, bactérias e protozoários é imensamente superior às taxas metabólicas de grandes organismos, como árvores, tanto no que se refere à fotossíntese como à respiração.
à medida que a quantidade de energia declina numa cadeia trófica, após a dissipação termodinâmica apropriada, a quantidade de energia realmente convertida na nova forma aumenta proporcionalmente a cada etapa, podendo-se então afirmar que ela é de qualidade superior.
a grande produtividade obtida em ecossistemas agrícolas comerciais (cultivados pelo homem) é conseguida através da redução artificial de seus custos de manutenção mediante a aplicação de subsídios como fertilizantes e irrigação.