SóProvas


ID
595270
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Oimageamento ativo pormicro-ondas é obtido usando-se instrumentos e princípios diferentes dos utilizados pelos sensores passivos. Pode-se afirmar quanto aos componentes dos sensores ativos que:

Alternativas
Comentários
  • polarização refere-se à direção de propagação das ondas eletromagnéticas.

    Além da polarização da onda, no imageamento do terreno por radar aerotransportado ou a bordo de satélite, alguns parâmetros sobre o envio do pulso de radar pela antena são muito importantes na definição das características da imagem. São eles: direção de azimute, direção de visada, ângulos de depressão, ângulo de visada e ângulos de incidência local.

    a) Errada. O ângulo de visada é medido entre a linha vertical projetada da antena à superfície do terreno e a linha de visada. 

    Ângulo de depressão: é o ângulo formado entre a linha de horizonte de voo e a linha que define a direção de visada. O ângulo de depressão varia do near range para o far range, mas geralmente considera-se como valor o ângulo médio de depressão. O ângulo de depressão é medido no sensor e é o complemento do de incidência, para uma superfície horizontal.

    b) Errada. O ângulo de visada é medido entre a linha vertical projetada da antena à superfície do terreno e a linha de visada. 

    c) Certa. Direção de visada (alcance ou range): é a direção de iluminação ao longo da qual o pulso de radar se propaga e é um parâmetro importante no imageamento dos sensores de radar de visada lateral. É importante para se ter uma melhor detecção do alvo, porque há uma relação direta entre a direção que o alvo está orientado no terreno e a direção lateral que o pulso é emitido. A regra básica para se ter um melhor imageamento e um melhor contraste dos alvos é dirigir o pulso numa direção mais ortogonal possível à orientação dos alvos.

    d) Errada. O ponto mais distante iluminado pelo pulso de energia é chamado de far range (alcance distante). Direção de azimute. É a direção de voo da plataforma, chamada de direção azimutal. O pulso de radar é enviado ortogonalmente à direção azimutal de voo, iluminando uma área no  terreno na forma de um lóbulo. Ao longo do lóbulo, a área inicial mais próxima à antena denomina-se de near range (alcance próximo) e a área mais distante é denominada de far range (alcance distante). 

    Fontes: http://memoria.cnpq.br/documents/10157/56b578c4-0fd5-4b9f-b82a-e9693e4f69d8

    http://mtc-m12.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/iris@1912/2005/07.20.09.44/doc/INPE%206469.pdf