SóProvas


ID
595780
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“A história dos povos indígenas no Acre a partir da chegada dos não índios é marcada por um tempo desfavorável. Os não índios, visando a exploração capitalista das riquezas dessas terras forçaram os indígenas a colaborar no processo de extração da goma elástica durante o período áureo da borracha. Os contatos se deram muitas vezes de forma conflituosa, caracterizando as conhecidas “correrias”.(SILVA, Maria Rodrigues da. Uma história de conflitos. In: Povos do Acre: história indígena da Amazônia Ocidental.Rio Branco, FEM, 2002, p. 52)

O fragmento acima caracteriza o conflito entre o colonizador e os diferentes grupos étnicos pré- existentes no território do Acre. A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  •  A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):

    A - formação de um grupo de índios extirpados culturalmente, perdendo com isso o modo de vida tradicional e suas crenças.

    Seria a violência psicológica e patrimonial....

  • correrias: expedições armadas feitas com o objetivo de matar as lideranças das aldeias, aprisionar homens para o trabalho escravo e obter mulheres que seriam vendidas aos seringueiros. Foi um tempo de terror.