SóProvas


ID
596068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Julgue o item abaixo, referente ao emprego das sondas nasogástrica
(SNG) e nasoenteral (SNE).

Em pacientes com SNG, para garantir a permeabilidade e reduzir o crescimento bacteriano, deve-se administrar 30 mL a 50 mL de água destilada ou soro fisiológico antes e depois da administração de cada dose de medicamento e de cada porção de alimento pela sonda.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal pelo que me ocnsta não é certo administrar água destilada nem soro fisiológico para a lavagem da sonda esim água limpa, filtrada, que a cozinha disponibiliza para todos os pacientes. a água destlada causa diarréia qdo em uso contínuo e o soro fisiológico não é preparado para administração vo em uso contínuo também. 
    Lavar a sonda com água após administração de dietas ou medicamentos (até 20 ml), mantendo sua permeabilidade, evitando que a sonda entupa.
    ajudaavc.net/index.php/nutricao-e-alimentacao/sonda-nasogastrica
  • Hipercalemia (potássio sérico > 5,5 mEq/L) ocorreu em 1,5% dos pacientes nos estudos clínicos sobre hipertensão. Em um estudo clínico conduzido em pacientes com diabetes tipo 2 e proteinúria, 9,9% dos pacientes tratados e 3,4% dos pacientes que receberam placebo desenvolveram hipercalemia.
  • Complicado pq vi que era de 20 a 30 ML... 

  • Administrar soro fisiológico via SNG é novidade,, nunca vi esse procedimento na prática, água sim, soro nunca. 

  • Para manter a permeabilidade, o tubo é irrigado com água após cada administração de alimentação e medicamentos, e a cada 4 a 6h durante as alimentações continuas, ou se o tubo for configurado para drenagem por gravidade ou sucção. Soro fisiológico ou água podem ser utilizados como um irrigante, dependendo dos níveis de eletrolitos do cliente.

    Fonte. Brunner e Suddarth. Pagina 1216.

    Para assegurar a permeabilidade e para diminuir a chance de crescimento bacteriano, acumulo de sedimentos ou oclusão da sonda, no minimo 30 ml de água administrados em cada um dos casos a seguir:

    Fonte. Brunner e Suddarth. Pagina 1219.