SóProvas


ID
598384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a sistemas de entrada, saída e armazenamento em computadores.

As principais técnicas de entrada/saída (E/S) utilizadas em computadores são: E/S programada, E/S dirigida por interrupção e acesso direto à memória. A última é efetuada sob controle direto e contínuo do programa que requisitou a operação de E/S.

Alternativas
Comentários
  • É como se fosse uma hierarquia.

    A programada é a mais lenta. O processador fica esperando a E/S.

    Na interrupção o processador é notificado quando a E/S tem novos dados, por exemplo, mouse, teclado e usb. Se fosse programada, quando a gente tivesse usando o mouse ou o teclado o computador ñ ia fazer mais nada.

    E por último o acesso direto à memória que o processador não dá nem fé que o controlador a E/S está escrevendo na memória. Então ele vai lá e lê da memória quando for a hora.

    O sistema operacional só pode usar DMA se a E/S tem controlador de DMA.

    Referência: Sistemas Operacionais Modernos, Tanenbaum. 2º edição. Capítulo 5.
  • As principais técnicas de entrada/saída (E/S) utilizadas em computadores são: E/S programada, E/S dirigida por interrupção e acesso direto à memória. A última primeira (E/S programada ou polling) é efetuada sob controle direto e contínuo do programa que requisitou a operação de E/S.
  • As principais técnicas de entrada/saída (E/S) utilizadas em computadores são: E/S programada, E/S dirigida por interrupção e acesso direto à memória. A última é efetuada sob controle direto e contínuo do programa que requisitou a operação de E/S do mócdulo de DMA.
  •  A última é efetuada sob controle direto e contínuo do programa que requisitou a operação de E/S (módulo DMA).

    Quando um programa requisita uma E/S, a CPU emite um comando para o módulo DMA informando a operação (E ou S), o endereço do dispositivo, a posição inicial da memória onde se deve ler/escrever e a quantidade de palavras a serem lidas/escritas.
    Depois disso, a CPU continua seu trabalho normal e a operação de E/S ficou delegada ao módulo DMA, que realiza toda a operação de forma contínua e gravando direto na memória, sem uso da CPU. A CPU só é interrompida pelo módulo DMA para informação que a operação finalizou.
  • Principais técnicas de E/S:

    1) PROGRAMADA - Efetuada sobre controle direto e contínuo do programa que requisitou a operação de E/S.

    2) E/S DIRIGIDA POR INTERRUPÇÃO - O programa ENVIA um comando de E/S e então continua a execução da instrução até que ocorra uma interrupção gerada pelo hardware de E/S, que sinalizará o termino da operação de E/S requerida.

    3) ACESSO DIRETO Á MEMÓRIA (DMA) - a E/S é controlada por um processador especializado de E/S, que se encarrega de transferir os blocos de dados diretamente para a memória.


    OU SEJA, o erro da questão está na troca de conceito. " As principais técnicas de entrada/saída (E/S) utilizadas em computadores são: E/S programada, E/S dirigida por interrupção e acesso direto à memória. A última é efetuada sob controle direto e contínuo do programa que requisitou a operação de E/S."

    A QUESTÃO ESTARIA CORRETA SE:
    As principais técnicas de entrada/saída (E/S) utilizadas em computadores são: E/S programada, E/S dirigida por interrupção e acesso direto à memóriaA última é controlada por um processador especializado de E/S, que se encarrega de transferir os blocos de dados diretamente para a memória."

    Bons estudos!

  • Técnicas diferentes podem ser usados para a realização de operações de entrada e saída 

    Na entrada e saída programada os dados são transferidos entre o processador e o módulo de entrada e saída; o processador executa um programa e tem controle direto da operação de entrada e saída(incluindo a detecção do estado do dispositivo, envio de comandos de leitura ou escrita e a transferência de dados. Quando o processador envia um comando para o módulo entrada e saída, ele tem que esperar até que essa operação seja completada; se o processador mais rápido que o modo de entrada e saída, essa espera representará o desperdício de tempo e processamento

    Na entrada saída dirigida por interrupção, o processador enviar um comando de entrada e saída e continua a executar outras instruções, sendo interrompido pelo modulo de entrada e saída quando este tiver completado seu trabalho; tanto na entrada e saída programada quanto na entrada saída dirigida por interrupção, o processador é responsável por obter/armazenas dados da memória principal. Mas há uma alternativa: o acesso direto à memória, o dma; esse caso, a transferência de dados entre o módulo de entrada e saída e à memória principal é feita diretamente, sem envolver o processador.


  • Errado.
    O controle direto e contínuo acontece na programada por meio da CPU.
    Na DMA, o controlador é responsável pela transferência de blocos de dados entre o periférico e a memória. Assim, o processador não precisa abandonar suas tarefas (não precisa fazer a transferência), pois apenas inicializa o controlador e dispara as atividades de transferências.