SóProvas


ID
598393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A respeito dos ambientes GNU/Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.

Para acessar um sistema GNU/Linux é necessária uma conta, composta por um login de acesso e sua respectiva senha. Há basicamente três modalidades de usuários. Uma delas é o usuário de sistema, que somente pode realizar tarefas autorizadas pelo administrador (root).

Alternativas
Comentários
  • Há basicamente três modalidades de usuários.-< Errada.

    Uma delas é o usuário de sistema, que somente pode realizar tarefas autorizadas pelo administrador (root). <- Errada, está abrangendo todas as tarefas.
  • Salmito, segundo [1] ha, sim 3 modalidades de usuarios(comuns, de sistema e root). Imagino que o erro da questão esteja em afirmar que o usuário de sistema precise de permissão do root, uma vez que ele sequer se conecta e é usado para propósito específico. Alguém discorda? 
  • Dá pra forçar um pouco e aceitar essa afirmação de "três modalidades de usuários". Seria o root, aqueles que não tem acesso via shell (seriam esses usuários de sistema) como o usuário www ou apache por exemplo e por último os demais usuários que têm acesso via shell.

    A afirmação falsa é a da oração subordinada adjetiva explicativa (português também cai) que encerra o item. O root não tem que autorizar nada.
  • Linux foi desenvolvido desde o começo para trabalhar em rede. Por isso, ele possui suporte a usuários e grupos, que garantem uma organização e segurança ao sistema. 

    Cada usuário possui uma identificação e uma senha, sem a qual não é possível acessar o sistema. Além disso, cada usuário deve fazer parte de pelo menos um grupo, o que vai lhe garantir acesso a determinados componentes do sistema de acordo com a determinação do administrador. 

    Para você entender melhor, suponhamos que o administrador do sistema crie um grupo chamado "audio" e determine que somente os usuários que pertençam a esse grupo tenham acesso à placa de som. Sendo assim, se o administrador não definir você como integrante do grupo audio, você não poderá ouvir música ou qualquer tipo de som. 

    Seguindo essa idéia, existem diversos grupos num sistema GNU/Linux, cada um com seus privilégios de acesso a determinados componentes e funções do sistema, de forma que é possível definir facilmente os privilégios de cada usuário, apenas incluindo-o nos respectivos grupos
  • No Windows, o usuário sistema fica ativo por padrão. O que permite que acessos a uma pasta, arquivo ou servidor, etc, mesmo sem o computador estar logado por um usuários específico (user adm, avançado, padrão...). 
    Creio que o S.O Linux usa o mesmo princípio.
  • Sim, existem 03 tipos de usuários em sistemas Linux, são eles, em ordem de UID:
    01 - root (super usuário);
    02 - usuários do sistema (sys, adm, audio, cups, ....):
    03 - usuários comuns (oriundos dos comandos useradd ou adduser)

    O erro está em dizer que os usuários de sistema necessitam de autorização do root. Os usuários de sistema nem ao menos tem shell válido, seus UID's são 2 a 99, e o root não tem nada haver com isso.



  • Pessoal sem muitas voltas para resolver esta questão. Você mata ela no primeiro ponto.


    Windows = Login

    Linux = Password