SóProvas


ID
598444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

A respeito de estruturas de controle de fluxo em algoritmos, julgue os próximos itens.

A estrutura de repetição para utiliza variáveis de controle que definem exatamente o número máximo de vezes que a sequência de instruções será executada.

Alternativas
Comentários
  • Acho que está no sentido de "pode utilizar"

    Porém não necessariamente.

    Eu uso toda hora, você não?

    for ( ; ; ){
         if ( alguma coisa aqui)
         break;
    }
  • Essa é uma questão que poderia ser anulada pois como o usuário "T. Renegado" comentou, é completamente possível utilizar um laço for sem definir a qtd de vezes que o laço vai se repetir.

    for ( ; ; ){
         if ( alguma coisa aqui)
         break;
    }
  • Questão ERRADA. Pode-se fazer:

    boolean var;
    for (int i = 0; var == true; i++)
    {
       var = checkStatus();
       ...
       ...
    }
  • Não confundam o para de pseudocódigo com o for utilizado pela maioria das linguagens de programação. Vamos separar teoria da prática. O para possui a seguinte estrutura:
    para <variavel> de <valor_inicial> ate <valor_final> passo <valor_passo> faça
    Percebe-se, dessa sintaxe, que os valores devem ser definidos e, portanto, é sabido o número máximo de iterações que serão realizadas por essa estrutura. O gabarito está correto.
  • Apesar de na teoria (pseudocódigo) parecer válido, eu posso alterar a variável de controle dentro de minha sequência de repetição, logo ela não vai determinar o número máximo de repetições...
  • O comentário de Yuri Maia pareceu aquele do tipo depois que sabe o gabarito acha uma justificativa e coloca... Dificilmente alguém, mesmo só com noção básica de programação, teria coragem de marcar CERTO numa questão dessas!

  • correto - é o caso da repetição incondicional, o qual necessita de um numero pre-definido de repetições (for loop). 

  • Não devemos confundir o valor limite que a variável deve alcançar - for (i=0; i<4; i++) - com o número de vezes que o laço será executado. Teoricamente, nesse exemplo, o laço será executado 4 vezes, mas, a depender da lógica interna do for, é possível alterar o valor de i, de forma, inclusive, a tornar esse laço infinito.