-
Eu não sabia disso.
-
Bom , acho essa questão no minimo mal formulada ....Para PAES (2002, p.117), quando trata da função do arquivo intermediário:“Sua função principal consiste em proceder a um arquivamento transitório, isto é,em assegurar a preservação de documentos que não são mais movimentados,utilizados pela administração e que devem ser guardados temporariamente,aguardando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos pelas comissões de análise ou, em alguns casos, por um processo de triagem que decidirá pela eliminação ouarquivamento definitivo, para fins de prova ou de pesquisa.
MPU 2010 - Tec Documentação ...A função do arquivo intermediário é possibilitar o armazenamento de documentos que, embora usados com pouca frequência, devem ser mantidos, por questões legais, fiscais, técnicas ou administrativas
-
CERTO
Os depósitos de armazenagem temporária constituem uma alternativa cujo objetivo principal é minimizar o custo público da guarda de documentos intermediários, diminui o volume de documentos nos arquivos correntes racionalizando espaço físico, equipamentos e a recuperação da informação. A transferência destes documentos para um depósito de arquivamento intermediário reduz à metade os custos de sua conservação, torna disponíveis espaços dispendiosos reutilizáveis para outros fins, bem como equipamentos que podem ser destinados à gestão de documentos correntes.
Além disso, favorece as condiçõe de utilização de tais documentos pela administração pública.
-
Dizer q tem a PRINCIPAL função , acho, no mínimo, exagerado!
-
Arquivos intermediários - são aqueles que guardam os documentos menos utilizados na instituição, mas que podem ser utilizados para fins administrativos. São os arquivos temporários.
É o limbo. Documentos não consultados frequentementes, mas ainda podem ser solicitados.
-
Questão muito mal formulada... Diminuir o volume de documentos nos arquivos correntes é uma das funções, não a principal.
-
ARQUIVO INTERMEDIÁRIO – SEMI-ATIVO – 2ª IDADE
Constituído de documentos originários de arquivos correntes, com
uso pouco freqüente, que aguardam destinação final em depósito de
armazenamento temporário. Não há necessidade de serem conservados
próximos às unidades produtoras. São mantidos nessa fase por um prazo
médio de 20 anos. Corresponde ao arquivamento transitório, assegurando a
preservação de documentos que não são utilizados com freqüência, mas
devem ser conservados por razões administrativas, e que aguardam
destinação final, devendo estar devidamente classificados e à disposição
para consultas. A destinação poderá ser a eliminação ou o recolhimento ao
arquivo permanente.
-
Segundo RENATO VALENTINI (2009), os arquivos intermediários servem para guardar os documentos que não são consultados mais com muita freqüência, e que aguardam sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo.
OS ARQUIVOS INTERMEDIÁRIOS são também denominados pelos seguintes termos: 2ª idade, pré-arquivo, records centers, semi-ativo, limbo, purgatório, temporário e transitório.
Abração galera!
-
Acho que o examinador fez essa questão de madrugada e morrendo de sono, de modo que pegou qualquer enunciado e jogou na prova.
Ele não fez a diferenciação entre finalidade e consequência.
Creio que diminuir o volume é uma consequência, e não uma finalidade.
A Questão meio que deixa a entender como se a diminuição do volume fosse uma finalidade.
-
Questão mal formulada!!!!!
-
"A economia é a razão principal da criação de arquivos intermediários..." - PAES, Marilena Leite.
Diminuir volume do arquivo Corrente NÃO É A PRINCIPAL FUNÇÃO, é apenas uma das funções. Infelizmente a banca considerou CORRETA a assertiva...
-
É verdade galera, questão capciosa. Cespe perversa. Questão certa.
-
Esse é o tipo de questão que você vai na sorte. Algum autor pode ter estabelecido essa hierarquia e a gente não sabe. É muito comum, em outras bancas, os examinadores pegarem textos de autores pouco consagrados e jogarem na prova.
Extremamente ruim esse tipo de questão mas vamos aguardar novos posicionamentos sobre essa hierarquia. Para mim, é uma das finalidades e não a principal.
-
Diminuindo a quantidade de arquivos correntes, diminui-se tb o valor de manutenção dos mesmos. O principal objetivo da criação de arquivos intermediários é a diminuição de custos. Portanto, assertiva certa.
-
Os arquivos correntes caracterizam-se pela grande frequência de uso dos seus documentos, sendo, também, essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização e evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre próximos de seus usuários.
Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequentes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direito e obrigações. Ou seja, não sendo de uso corrente pelos seus produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles guardam documentos os quais não têm mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo seu assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado.
Portanto, quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes.
-
CORRETO
-
OS ARQ INTERMEDIARIO AJUDA OS ARQ CORRENTE, DIMINUINDO A QUANTIDADE DE DOCS LOCALIZADO, MAS NAO É A PRINCIPAL FUNÇÃO DOS ARQ INTERMEDIÁRIO.
.
ENUNCIADO EXAGERADO