-
Correto!
Arquivo geral ou central ficam instalados em um único local, recebendo os documentos proveniente dos diversos setores da instituição.
-
Exatamente, o papel do arquivo central é centralizar ele recebe os documentos correntes dos diversos setores da instituição, são localizados fora do local de trabalho e acumulam em um único local, documentos de diversos setores da instituição de forma centralizada, tanto o arquivo central quanto o arquivo setorial são arquivos correntes.
-
Certo
Essa é uma das funções dos chamados arquivos gerais, em contraste com os arquivos específicos (ou setoriais), que são especializados em determinados tipos de documentos.
-
CERTO
Documentos provenientes de diversos órgãos da empresa, de uso frequente, guardados de forma centralizada.
-
correto!!!
Arquivos Centrais/Gerais: São aqueles localizados fora do local de trabalho, e acumulam em um único local, documentos de provenientes dos diversos setores da instituição, de forma centralizada.
-
Arquivos gerais ou centrais não seriam para os arquivos intermediários e arquivos setoriais para arquivos correntes?
-
Não Julio, os arquivos descentralizados é que só são para os arquivos de fase corrente. Não há arquivo em fase Intermediária ou Permamente em sistema descentralizado, ou seja, nos setores de trabalho.
Agora o sistema centralizado pode ser usado para os arquivos nas três fases: correntes, intermediária e permanente.
RESUMINDO:
DESCENTRALIAZAÇÃO: SÓ PARA ARQUIVOS CORRENTES
CENTRALIZAÇÃO: PARA ARQUIVOS CORRENTES, INTERMEDIÁRIOS E PERMANENTES.
-
Item correto.
Arquivo central (arquivo geral) unidade responsável pela normalização dos procedimentos técnicos aplicados aos arquivos de uma administração, podendo ou não assumir a centralização do armazenamento.
-
Como já exposto, os arquivos segundo a extensão de sua atuação podem ser classificados em SETORIAIS ou GERAIS.
1) ARQUIVOS SETORIAIS: são aqueles estabelecidos junto aos órgãos, para documentos consultados com frequência, localizados nos órgãos que os receberam ou próximo a eles.
2) ARQUIVOS GERAIS OU CENTRAIS: são aqueles que centralizam o recebimento de arquivos dos mais diversos setores, próximos ou não a eles.
-
Retirei do Manual do MPOG o entendimento sobre os Arquivos Gerais e Setoriais dentro de transfetência.
1.3.3 Transferência
É a passagem do documento da fase corrente para a intermediária, ou seja, transferência do Arquivo Setorial para o Arquivo Central.
Portanto, ARQUIVO SETORIAL E ARQUIVO CENTRAL COMPÕEM O ARQUIVO CORRENTE, SENDO O ARQUIVO SETORIAL - CORRENTE; ARQUIVO CENTRAL - INTERMEDIÁRIO.
Fonte:
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO.
-
Questão certa.
"Arquivo geral ou central: aqueles destinado a receber os documentos correntes provenientes de diversos setores, centralizando as atividades de arquivo corrente."
Fonte: Arquivologia Descomplicada para concursos
-
Os arquivos centrais ou gerais têm como parâmetro de classificação a extensão de sua atuação (abrangência).
São ditos arquivos centrais ou gerais aqueles que têm a função de centralizar as atividades dos arquivos CORRENTES. São aqueles que recebem documentos oriundos de VÁRIOS SETORES. Também são aqueles que servem para atenuar problemas relativos ao espaço.
-
Resolução: quanto a sua extensão de atuação, os arquivos podem ser classificados como setoriais ou gerais/centrais.
Extensão setorial: são os arquivos correntes, os arquivos setoriais. Eles são, preferencialmente, descentralizados, ou seja, os documentos ficam dissipados nos setores. Esse formato facilita a movimentação da documentação e cada setor fica responsável pelo seu arquivo corrente.
Extensão geral/central: é o arquivo que recebe os documentos correntes dos setores (por isso, geral) e os centralizam. Esses arquivos foram criados para dar espaço nos setores de trabalho e podem ficar mais afastados, porém, devem estar acessíveis para consultas vindas dos arquivos correntes.
A questão fala que os arquivos gerais concentram os documentos correntes das várias unidades, o que está correto.
Resposta: certa