-
A definição refere-se a:
Auditoria de acompanhamento de gestão que é realizada ao longo dos processsos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal.
-
GABARITO: ERRADO
- Auditoria de acompanhamento de gestão: realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade federal, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho de sua missão institucional.
- Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações, que visem a aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.
Fonte: Auditoria Privada e Governamental - Claudenir Brito e Rodrigo Fontenelle
-
A auditoria de acompanhamento de gestão é realizada ao longo dos processos de gestão de uma entidade federal, prevenindo empecilhos ao desempenho de sua missão institucional.
Resposta: ERRADO.
-
TIPOS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL
1) AUDITORIA DE AVALIAÇÃO DE GESTÃO:
- Emite opinião a respeito da REGULARIDADE DAS CONTAS;
2) AUDITORIA DE ACOMPANHAMENTO DE GESTÃO:
- TEMPO REAL e ao longo do processo;
- Evidencia melhorias e GARGALOS;
3) AUDITORIA OPERACIONAL:
- Emite opinião a respeito do E's -> EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, ECONOMICIDADE;
4) AUDITORIA CONTÁBIL:
- Emita opinião a respeito dos REGISTROS CONTÁBEIS;
5) AUDITORIA ESPECIAL:
- Exame dos fatores relevantes, mas de natureza incomum;
-
Quem se preocupa com a missão institucional é a auditoria interna, pois é quem ela quem auxilia a gestão na agregação de valor da organização.
O propósito a ANOP não é prevenir empecilhos à missão institucional, mas sim realizar o exame independente, objetivo e confiável que analisa se empreendimentos, sistemas, operações, programas, atividades ou organizações do governo estão funcionando de acordo com os princípios de economicidade, eficiência e efetividade e se há espaço para aperfeiçoamento.
Gabarito: Errado