-
cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.
O uso de memórias cache visa obter uma velocidade de acesso a memória próxima da velocidade de memórias mais rápidas, e ao mesmo tempo disponibilizar no sistema uma memória de grande capacidade, a um custo similar de memórias de semicondutores mais baratas.
-
" Tipo de memória RAM estática(SRAM) de alta velocidade(compatível com a velocidade da UCP) e de capacidade menor que a RAM localizada logicament entre a UCP e Memória Princippal (SDRaM), para armazenar dados e instruções que deverão ser utilizadas imediatamente pela UCP".
Fonte:Renato Costa, Série Concursos Públicos, Pg, 20
-
e) armazena os dados mais frequentemente usados pelo processador correta
-
Alternativa E
A memória CACHE é um bloco de memória para o armazenamento temporário de dados que possuem uma grande probabilidade de serem utilizados novamente. A CPU e o disco rigído frequentemente usam caches, assim como os navegadores Web. Uma definição mais simples da CACHe poderia ser: UMA ÁREA DE ARMAZENAMENTO TEMPORÁRIO ONDE OS DADOS FRENQUENTEMENTE UTILIZADOS PELA CPU SÃO ARMAZENADOS.
-
Memória Cache- Pequena porção de memória extremamente rápida, cuja função é amenizar a diferença de velocidade entre o processador e a memória principal;
Fabricada com tecnologia SRAM;
Tem acesso aleatório;
Volátil, ou seja, ela só atua com corrente eletrica passando por ela, sendo que é apagada na interrupção dessa energia.
Armazena os dados que são mais frequentemente usadas pelo processador.
-
A memória cache é uma pequena quantidade de memória localizada perto do processador. Surgiu quando a memória RAM não estava mais acompanhando o desenvolvimento do processador.
Ela possui diversas características:
-É uma memória extremamente rápida;
-Está abaixo da memória Registrador no quesito Velocidade
-Cache Hit (acerto) e Cache Miss (erro) – quando o processador
requisitar uma instrução que já existe na Cache, damos o nome de Cache
Hit, caso contrário, haverá um Miss;
-É uma memória Volátil - as informações são perdidas ao desligar o computador;
-É uma memória de pequena capacidade (varia entre 256KB a 12MB);
-É uma memória cara (por isso ela tem capacidade pequena);
-
e)armazena os dados mais frequentemente usados pelo processador
Toda ideia de cache é justamente ter um local para rapido acesso de itens mais usados.
-
e)
armazena os dados mais frequentemente usados pelo processador
-
Gabarito: E
Os dados processados pela CPU frequentemente serão processados novamente. É o que ocorre quando você acessa sua conta bancária pelo aplicativo do celular. Muito provavelmente, você acessará novamente sua conta em alguns minutos, pois é comum ficar faltando alguma coisa a consultar, pagar, agendar. Da mesma forma acontece no computador. Assim, a memória cache também auxilia nessa tarefa, uma vez que os dados ficam ali por alguns momentos depois de serem processados; não muito tempo, já que se trata de uma memória pequena e de altíssima velocidade.
Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini
-
Letra E.
a) Errado. Não tem relação o disco rígido com a memória cache.
b) Errado. Processador é processador, núcleo é núcleo, e memória cache é memória cache. Muitas vezes, a memória cache é acessada por muitos núcleos.
d) Errado. Overclock é configurar para que o processador trabalhe em uma velocidade ainda maior, forçadamente. Não tem relação memória cache e o aumento do ciclo do clock.
e) Certo. É uma memória intermediária que está sendo utilizada constantemente.
Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini Duarte.
-
a. Não tem relação o disco rígido com a memória cache
b. Processador é processador, núcleo é núcleo,
e memória cache é memória cache. Muitas vezes, a memória cache é acessada por muitos núcleos. d. Overclock é configurar para que o processador trabalhe em uma velocidade ainda maior, forçadamente. Não tem relação memória cache e o aumento do ciclo do clock. e. É uma memória intermediária que está sendo utilizada constantemente.