SóProvas


ID
599689
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Seja R um esquema de relação na primeira forma normal. Sobre a normalização em bancos de dados relacionais, considere as afirmativas a seguir.

I - Se todo atributo não primário A de R possuir dependência funcional total de cada chave de R, então o esquema de relação R está na segunda forma normal.

II - Se todo atributo não primário de R não for transitivamente dependente de qualquer chave de R, então o esquema de relação R está na terceira forma normal.

III - Se R está na terceira forma normal, então R está na forma normal de Boyce-Codd.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - Se todo atributo não primário A de R possuir dependência funcional total de cada chave de R, então o esquema de relação R está na segunda forma normal. CORRETO

    Uma relação encontra-se na 2FN se e somente se estiver em 1FN e não contém dependências parciais: Dependência Parcial: ocorre quando uma coluna depende apenas de uma parte de uma chave primária composta (qualquer chave candidata).
    Se TODO atributo não primário possui dependencia funcional então ela esá na 2FN 
     
    II - Se todo atributo não primário de R não for transitivamente dependente de qualquer chave de R, então o esquema de relação R está na terceira forma normal. ERRADO

    Uma relação está em 3FN se e somente se estiver em 2FN e nenhum atributo não-primo (isto é, que não seja membro de uma chave) for transitivamente dependente da chave primária (qualquer chave candidata).

    III - Se R está na terceira forma normal, então R está na forma normal de Boyce-Codd. ERRADO
     
    Uma relação está em FNBC se se e somente se estiver na 3FN  e se para toda dfX → Z, X é uma super-chave
  • Anda não consigo ver porque a II está errada. Os dois comentários a baixo me parecem falar a mesma coisa, eles negam em horas difernetes mas o resultado final é o mesmo: nenhum atributo não primo é trasitivamente dependente e o outro fala todos os atributos não primos não são trasitivamente dependentes.

    Se todo atributo não primário de R não for transitivamente dependente de qualquer chave de R, então o esquema de relação R está na terceira forma normal. 
    Uma relação está em 3FN se e somente se estiver em 2FN e nenhum atributo não-primo (isto é, que não seja membro de uma chave) for transitivamente dependente da chave primária (qualquer chave candidata).

  • Não está explícito no item II que a relação está na 2FN, por isso o erro.
  • Também não consegui enxergar o erro da II. E na I também não está explícito que a relação está na 1ªFN antes de está na 2ª FN, então isso não justifica a II está errada.

  • II - Se todo atributo não primário de R não for transitivamente dependente de qualquer chave de R, então o esquema de relação R está na terceira forma normal.

    A transitividade é entre atributo não chave e outro atributo não chave, ou seja, algum atributo é dependente de um atributo que não é chave primária da relação.

  • A afirmativa I não pode afirmar taxativamente que o esquema da relação R está na 2NF sem saber se esta está na 1NF também como fez na afirmativa II. Logo, esta questão deveria ser anulada.

  • Cuidando com a afirmação do colega Fabio Santos, a questão está perfeita, a alternativa ll está errada pois fala "qualquer chave de R", o correto seria "outro atributo não chave". O colega Bruno Silva comentou certo!