SóProvas


ID
599737
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma instrução que usa o modo de endereçamento direto é mais veloz que a mesma instrução executada usando- -se o modo de endereçamento imediato.

                                                   PORQUE

O modo de endereçamento direto dispensa a decodificação do valor colocado na instrução e faz apenas um acesso à memória, enquanto que o número de acessos feitos à memória, no modo imediato, depende da instrução e pode ser grande.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • O endereçamento imediato é mais rápido que o endereçamento direto. No endereçamento imediato, o valor do operando está direto na instrução, não necessita de acesso à memória. No endereçamento direto, o operando contém o endereço na memória, não é necessário decodificá-lo, indo diretamente no dado, exigindo um acesso à memória (razão por ser mais lento).
  • Modo de endereçamento
    • Imediato: o valor do operando é especificado diretamente na instrução.
    Sua principal vantagem  e não requerer acesso à memória para obter o
    operando. A desvantagem é que esse modo impõe uma limitação no
    tamanho do operando;
    • Direto: o campo de endereço contém o endereço efetivo do operando na
    memória. Requer, portanto, apenas um acesso para determinar o valor do
    operando. Sua limitação é fornecer um espaço de endereçamento limitado;
    Handbook de T.I
  • Resposta: Letra "E"

    Uma instrução que usa o modo de endereçamento IMEDIATO é mais veloz que a mesma instrução usando-se o modo de endereçamento DIRETO, porque o modo de endereçamento IMEDIATO é mais rápido que o endereçamento DIRETO.

    > No endereçamento IMEDIATO, o valor do operando é especificado diretamente na instrução, não necessita de acesso à memória;

    > No endereçamento DIRETO, o campo de endereço contém o endereço efetivo do operando na memória.
  • O modo de endereçamento imediato é mais rápido pois o operando já recebe direto o valor a ser operado, enquanto o direto recebe o endereço de memória que deve buscar o valor.  Portanto a primeira afirmativa é falsa.

    A segunda afirmativa é falsa também já que no endereçamento direto existe um acesso a memória no endereço especificado pelo operando, enquanto que no imediato isso não ocorre pois o valor do operando já está lá fornecido.