SóProvas


ID
599860
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na perspectiva do fortalecimento do Serviço Social como uma prática de caráter emancipatório, no processo de assessoria à organização política dos usuários, adquire relevância a(o)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

     

    3 As possibilidades de atuação profissional na área da assessoria

    Os assistentes sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho. A formação profissional e a experiência possibilitam, especialmente, um domínio sobre as políticas sociais e de práticas educativas com a população. (MATOS, 2009, p.7)

     

    Disponível em <http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZK2736DP7w8MI96Qb63f.pdf>

     

    Paralelamente, Mioto (2009), assinala que com base no pensamento de Gramsci, as atividedes desenvolvidas pelos assistentes sociais tem função pedagógica, " cujo princípio educativo está condicionado pelos vínculos que a profissão estabelece com as classes sociais". Ressalta-se que essa pedagogia deve ter caráter emancipatório, que segunda a referida autora, refere-se ao contexto histórico, visando contribuir para subverter a maneira de pensar e agir dos homens enquanto totalidade histórica e assim subverter a ordem interectual e moral estabelecida pelo capitalismo. 

    Análise feita com base no artigo "orientações e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias". Disponível em <http://docplayer.com.br/8119261-Orientacao-e-acompanhamento-de-individuos-grupos-e-familias.html>

     

     

     

                                                                             Deixo meu apelo para que haja citações, referenciais bibliográficos e, se possível, a obra que fora consultada - para comentar as questões específicas de serviço social.

     

     

     

  • No processo de assessoria à organizações políticas dos usuários, movimentos sociais e populares, o assistente social a partir de sua formação crítica e de suas competências profissionais, pode vir a contribuir para o fortalecimento, organização, articulação, efetivação e expansão dos direitos sociais. Dessa forma, se sobressai a dimensão pedagógica presente no exercício profissional do assistente social, que está relacionada a prática educativa, a educação de base, a formação cultural, ideológica e ao fomento de leitura crítica da realidade. Assim, o assistente social pode vir a contribuir para a organização daqueles movimentos e de suas lutas, buscando a transformação da sociedade. Vale ressaltar que este profissional devido a sua formação teórico-metodológica e ético-política somente contribui nessas lutas e que não deve ser depositado nele a ultrapassagem a ordem vigente. Em resumo, ao se abordar a temática da assessoria prestada a movimentos sociais e populares, a sindicatos e a outras organizações políticas de usuários e trabalhadores, entra em cena a prática pedagógica e educativa do exercício profissional.


    RESPOSTA: A
  • A dimensão pedagógica da pratica profissional é inclusive discutida pela Prof. Marina Maciel Abreu, em seu livro, Os perfis pedagogicos profissionais.