Gabarito A
3 As possibilidades de atuação profissional na área da assessoria
Os assistentes sociais podem ser excelentes assessores, desde que garantam a sua capacitação profissional continuada, esta, aliás, uma necessidade intrínseca para atuação competente em qualquer área de trabalho. A formação profissional e a experiência possibilitam, especialmente, um domínio sobre as políticas sociais e de práticas educativas com a população. (MATOS, 2009, p.7)
Disponível em <http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZK2736DP7w8MI96Qb63f.pdf>
Paralelamente, Mioto (2009), assinala que com base no pensamento de Gramsci, as atividedes desenvolvidas pelos assistentes sociais tem função pedagógica, " cujo princípio educativo está condicionado pelos vínculos que a profissão estabelece com as classes sociais". Ressalta-se que essa pedagogia deve ter caráter emancipatório, que segunda a referida autora, refere-se ao contexto histórico, visando contribuir para subverter a maneira de pensar e agir dos homens enquanto totalidade histórica e assim subverter a ordem interectual e moral estabelecida pelo capitalismo.
Análise feita com base no artigo "orientações e acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias". Disponível em <http://docplayer.com.br/8119261-Orientacao-e-acompanhamento-de-individuos-grupos-e-familias.html>
Deixo meu apelo para que haja citações, referenciais bibliográficos e, se possível, a obra que fora consultada - para comentar as questões específicas de serviço social.