SóProvas


ID
600217
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O método de custeio por absorção consiste em apropriar aos produtos todos os custos incorridos no processo de fabrica- ção, sejam eles diretos, indiretos, fixos ou variáveis. Tal método

Alternativas
Comentários
  • As principais características do custeio por absorção:
     
    1. Engloba os custos totais: fixos, variáveis, diretos e/ou indiretos.
    2. Necessita de critério de rateios, no caso de apropriação dos custos indiretos (gastos gerais de produção) quando houver dois ou mais produtos ou serviços.
    3. É o critério legal exigido no Brasil. Entretanto, nem sempre é útil como ferramenta de gestão (análise) de custos, por possibilitar distorções ao distribuir custos entre diversos produtos e serviços, possibilitando mascarar desperdícios e outras ineficiências produtivas.
    4. Os resultados apresentados sofrem influência direta do volume de produção.

    fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custeioporabsorcao.htm
  • Gabarito Letra (C).


    É quando se rateia os custos indiretos de fabricação (CIF) para os produtos, ou seja, os produtos absorvem todos os custos das fabricas, independentemente de serem diretos ou indiretos, fixos ou variáveis.
    Os custos indiretos são absorvidos pela produção por critério de rateios. Ou seja, dependendo do volume de produção os custos unitários sofrerão variação por esse método.
     
    Características:
    O Custeio por Absorção atende ao Princípio da Competência dos exercícios
     
    O Custeio por Absorção é aceito pelo Fisco, tendo em vista que os Custos de Produção são transferidos ao Resultado na proporção em que são vendidos.
     
    O Custeio por Absorção tem como inconveniente a arbitrariedade do critério de rateio escolhido. Dependendo do critério de rateio, como, por exemplo, valor da Mão-de-Obra utilizada na produção ou valor do Material Direto utilizado em cada produto, os custos de cada produto serão diferentes.