SóProvas


ID
600256
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

As aplicações de participações no capital de outras sociedades devem ser contabilizadas de acordo com a essência do relacionamento entre investidor e investida. Obser- vando esse tema, correlacione a situação entre investidor e investida com o método de econhecimento e mensuração previsto na legislação em vigor.
I – Pouca ou nenhuma influência P – Valor justo (ou custo)
II – Influência significativa Q – Consolidação Proporcional
III – Controle conjunto R – Consolidação integral
S – Equivalência patrimonial
As associações corretas são

Alternativas
Comentários
  • Bom, eu resolvi por eliminação. 

    Lei 6.404

            Art. 248.  No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial, de acordo com as seguintes normas: (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009) 


    Coligada/Controlada
     
            § 1o  São coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa. (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009) 

    Influência significativa

            § 4º  Considera-se que há influência significativa quando a investidora detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la.  (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
     
            § 5o   É presumida influência significativa quando a investidora for titular de 20% (vinte por cento) ou mais do capital votante da investida, sem controlá-la. (Incluído pela Lei nº 11.941, de 2009) 
  • Questão desatualizada para o item III - Controle Conjunto x Q - Consolidação Proporcional. 

    O CPC 19 - Negócios em Conjunto, com o advento do R2 trata que as Joint-Venture, ou chamadas controladoras em conjunto, não farão mais consolidação.