a) o mapa daquela época não fazia menção sobre o "quadradinho"
http://www.forum-numismatica.com/viewtopic.php?f=52&t=83507
b) Foi pela questão estratégica que os republicanos resgataram e oficializaram na Constituição de 1891 a transferência a transferência da capital para o interior.
“Fica pertencendo à União, no Planalto Central da Republica, uma zona de 14.400Km2, que será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura capital federal”. Artigo 3. Constituição de 1891.
Para cumprir o que determina a Constituição, o presidente Floriano Peixoto cria a Comissão Exploradora do Planalto Central, chefiada pelo cientista Luiz Cruls com 22 membros.
** A primeira Constituição do Brasil data de 1824 e não 1891**
c) ?
d) Em 30 de dezembro de 1955 a Comissão de Cooperação conseguiu amigavelmente realizar a primeira desapropriação, considerada a mais importante, pois os quase 4 mil alqueires adquiridos compreendiam a área entre os rios Bananal e Torto, onde iriam ser edificados os principais prédios da futura Capital. A grande área desapropriada, adquirida de Jorge Peles se denominava Fazenda Bananal e custou ao Governo da União, 800 cruzeiros cada alqueire.
http://fabricadolivrodf.com.br/df/historia-df
O Plano Piloto (não Brasília) foi acomodado numa área conhecida como Fazenda Bananal
http://www.istoe.com.br/reportagens/216236_BRASILIA+GRILADA
e) Em 31 de outubro de 1956, foi inaugurada a residência provisória do presidente no Distrito Federal: uma casa de madeira projetada por Niemeyer que recebeu o apelido de "Palácio de Tábuas", mas que ficou mais conhecida como "Catetinho": uma referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, antiga residência oficial do presidente brasileiro