SóProvas


ID
601141
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-MT
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

m consonância com as orientações emanadas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) sobre a amostragem em auditoria, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sobre a letra e, seleção ao acaso (ou casual): aquela na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada, de acordo com o seu julgamento e sua experiência profissional. Ela consta na NBC TA 530.
    A seleção aleatória é definida como a aplicada por meio de geradores de números aleatórios (como citado nessa letra e).

    Sobre a resposta certa, letra c, não achei onde está escrito, especificamente, a possibilidade de o auditor solicitar que a administração investigue tais distorções.





  • NBC TA 530 - AMOSTRAGEM EM AUDITORIA

    A23. Se o auditor conclui que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, o auditor pode:
    • solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais e faça quaisquer ajustes necessários; ou
    • ajustar a natureza, época e extensão desses procedimentos adicionais de auditoria para melhor alcançar a segurança exigida. Por exemplo, no caso de testes de controles, o auditor pode aumentar o tamanho da amostra, testar um controle alternativo ou modificar os respectivos procedimentos substantivos.
    • a) Amostragem não estatística é aquela em que a amostra é determinada pelo auditor utilizando sua experiência, critério e conhecimento da entidade.Ela se baseia, principalmente, na experiência do auditor.
    •  b) o tamanho da amostra não é um critério válido para distinguir entre as abordagens estatísticas e não estatísticas.
    • c) se o auditor conclui que a amostragem de auditoria não forneceu uma base razoável para conclusões sobre a população que foi testada, o auditor pode solicitar que a administração investigue as distorções identificadas e o potencial para distorções adicionais e faça quaisquer ajustes necessários.(CERTO)
    •  d) O risco de amostragem pode levar a dois tipos de conclusões errôneas:no caso de teste de controles, em que os controles são considerados MAIS EFICAZESdo que realmente são ou no caso de teste de detalhes, em que NÃO SEJAidentificada distorção relevante, quando, na verdade, ELA EXISTE. O auditor está preocupado com esse tipo de conclusão errônea porque ela afeta a eficácia da auditoria e é provável que leve a uma opinião de auditoria não apropriada. 


    •  e)Seleção ao acaso, na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada. Embora nenhuma técnica estruturada seja usada, o auditor, ainda assim,evitaria qualquer tendenciosidade ou previsibilidade consciente. A seleção ao acaso não é apropriada quando se usar a amostragem estatística.

  • Tudo bem que possa estar escrito na NBC TA 530, mas qual a lógica de solicitar que a administração investigue as distorções identificadas?

    Se é o auditor que define a amostragem, não faria sentido ele pedir pra administração fazer o trabalho que é dele.