SóProvas


ID
601324
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao realizar uma ação intensiva sobre os documentos arquivados na Procuradoria-Geral do Distrito Federal, observou-se uma grande quantidade de fitas adesivas, tipo durex, nos documentos. Para retirá-las, tornar-se-á necessário o uso do (a)

Alternativas
Comentários
  • Remoção de fitas adesivas As fitas adesivas são grandes inimigas dos papéis porque suas manchas  ácidas são indeléveis. Após algum tempo de uso a fita se resseca e é facilmente  retirada, mas a sua cola permanece atuando. Existem vários processos para se  retirar a fita adesiva: - tentar levantar a fita com a ponta do bisturi com cuidado para não rasgar o  papel e, a partir daí, iniciar a remoção; - outra técnica que pode ser tentada é passar um algodão embebido em solvente  (acetona, por exemplo) sobre a fita, sem deixar atingir o papel. Sob o papel  colocar papel mata-borrão para absorver o excesso do produto. A acetona  dissolve a cola fazendo com que a fita se desprenda do papel.
    A cetona e o hexano são solventes, pois permitem a dispersão de outra substância em seu meio.

  • Resposta Letra "E" = HEXANO ou ACETONA.



               


  • Então, seria correto usar um solvente?

  • Para quem ficou na dúvida do que é metilcelulose ...

    Metilcelulose é um composto químico derivado da celulose. É vendido sob uma variedade de nomes comerciais e é usado como espessante e emulsificante em vários produtos alimentícios e cosméticos, e também como um laxante de formação a granel. Como a celulose, não é digerível, não é tóxico e não é um alérgeno.

    Fonte: wikipédia