SóProvas


ID
602173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Cada um dos itens a seguir apresenta um trecho de redação de
correspondência oficial, que deve ser julgado certo se atender aos
requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto da linguagem,
clareza, concisão e formalidade, ou errado, em caso contrário.

Este relatório tem como objetivo informar a situação atual do desenvolvimento do Projeto Interação, previsto para ser totalmente implementado por este setor durante o primeiro semestre do corrente ano. Esclarecemos que a equipe que iniciou a implantação do projeto permanece a mesma, o que favorece a continuidade dos trabalhos de maneira satisfatória.

Alternativas
Comentários
  • Vou aguardar os recursos...

    "Este relatório tem como objetivo informar...", já viu relatório que não tem como objetivo informar? Creio que o início da não é conciso.

    O correto seria:

    "Este relatório tem como objetivo informa...". 


    Espero que alguém me explique...
     

  • Ajuda por favor!
    O termo "Esclarecemos" não fere a impessoalidade do documento oficial?
  • RESPONDENDO OS COMENTÁRIO ACIMA:

    Jr, Na estrutura do relatório, a introdução deverá apresentar o objetivo do relatório, por isso a retomada.

    ______________________________________

    Borges, Pode ser usado sim a primeira pessoa do plural (chamado de plural de modéstia), veja a explicação abaixo.

    O emissor da mensagem, referindo-se a si mesmo, poderá utilizar a 1ª pessoa do singular ou a 1ª pessoa do plural (o chamado plural de modéstia).
     
    Exemplos:
    1)      Comunico a V.Sa. ...
    2)      Esclareço a V. Exa. ... ou
    1)      Comunicamos a V.Sa. ...
    2)      Cabe-nos, ainda, esclarecer a V. Exa. ...
     
    Observação:Feita a opção pelo tratamento no singular ou pela utilização do plural de modéstia, deve-se observar a uniformidade, isto é, ou se usará apenas a 1ª pessoa do singular ou apenas a 1ª pessoa do plural.


    FONTE: Professora Graziely Souza
    grazielyysouza@hotmail.com
  • Também errei, esse inicio dá frase ficou um pouco prolixo pelo meu entendimento, mas para o Cespe não né... vai entender.
  • Eu, particularmente, discordo do gabarito pois, no momento em que o interlocutor expõe sua opinião pessoal a respeito da equipe ao dizer que a manutenção da mesma no projeto "favorece a continuidade dos trabalhos de maneira satisfatória", feriu a IMPESSOALIDADE do texto. Foi o único erro que achei. Eu recorreria se houvesse errado na prova. 
  • Concordo com o colega último, acho que o referido trecho é opinião particular.
  • O redator do desse ofício puxou a sardinha, a brasa e o saco da equipe... e eu errei esta questão pensando ter a impessoalidade sido massacrada!
  • Para além dos erros apontados pelos/as colegas, observo que o emprego de estruturas que alternam a ordem canônica do português culto - elemento regente seguido de elemento regido -, como em "do corrente ano", prejudicam a objetividade do texto. 

    Igualmente, discordo do gabarito.
  • Galera, se pensarem com uma certa cautela, dá pra ver que a parte final não indica impressão pessoal. Devemos pensar sobre o sentido prático das coisas. Quando um projeto está em andamento, deve-se fazer avaliações sobre vááárias coisas, inclusive sobre a qualidade de uma esquipe. Dessa avaliação resultam várias palavras que expressam juízos de valor, mas não impressões pessoais. Contudo, a fronteira entre o que é juízo de valor e impressão pessoal é tênue.


    Fiquei com muita dúvida nessa questão, mas pensar da forma que descrevi acima, me ajudou bastante. Mesmo assim, achei um absurdo uma construção dessas. O que a banca deve buscar é saber se o candidato conhece as regras e sabe diferenciar um texto notadamente impessoal de um texto notadamente impessoal. Agora, ficar colocando um texto de interpretação difícil desse não é querer saber se o candidato sabe Redação Oficial.
  • "Esclarecemos que a equipe que iniciou a implantação do projeto permanece a mesma, o que favorece a continuidade dos trabalhos de maneira satisfatória."  

    O trecho é claramente "PESSOAL", "DESNECESSÁRIO" e implica dizer que fere ao menos um requisito dos documentos oficiais: a impessoalidade. O autor do documento esta emitindo uma opinião que é subjetiva.


    FFE   F
    FEF
    FER
     
  • O fragmento " Este relatório tem como objetivo..." não fere a concisão e a clareza do texto, visto que que na introdução  se enuncia  o propósito do relatório.

    Por isso a questão ESTÁ CORRETÍSSIMA
  • Ao meu ver esse texto nao tem nada de IMPESSOAL
  • Essa questão deixou todos nós um tanto confusos pois está um pouco diferente do que estamos acostumados a ver em questões. No meu antigo trabalho éramos obrigados a escrever relatórios mesmo não tendo nada para relatar, mesmo sem nenhuma mudança no expediente. E basicamente esta questão mostra um pouco da realidade de um relatório feito apenas para informar que um projeto continua normal, sem nenhuma mudança - "equipe que iniciou a implantação do projeto permanece a mesma, o que favorece a continuidade dos trabalhos de maneira satisfatória

    Por isso concordo com o gabarito, não tem nada de errado nesse relatório.
  • Realmente está bastante CLARO: 

    ´´ Esclarecemos que a equipe que ´´ .


     

  • Penso igual ao colega  José Adriano . Não há o que se discutir.
  • Na minha opinião, o texto já começa errado: "Este relatório tem como objetivo informar que..."
    Redação Oficial tem que ser concisa, direta... o correto seria: "Este relatório informa que..."

    Vai entender... cada coisa maluca que aparece nos concursos...
  • Além da questão da impessoalidade, achei estranha a repetição de elementos não especificados, como "este setor", "corrente ano", "equipe ... permanece a mesma". Pra mim a falta de um contexto dificultou o entendimento.
  • Pessoal, atenção!!

     

    Em lugar nenhum foi dito que o trecho citado faz parte de um relatório!

     

    Por exemplo: O trecho citado pode ser parte de um ofício que está reencaminhando o "relatório " solicitado. A pessoa que redigiu o ofício apenas fez breves esclarecimentos (que seriam o trecho) no desenvolvimento do texto.

     

    "Em resposta ao Ofício n.123/2016 - XXX, encaminhamos, em anexo, relatório do Projeto Interação.

    Este relatório tem como objetivo informar... "