-
Toda instituição é organização, mas a recíproca nem sempre é verdadeira. As ORGANIZAÇÕES são instrumentais; têm claro senso de hierarquia e racionalização e preocupam-se com a produtividade e o controle. São bem sucedidas as que alcançam seus objetivos. É no estabelecimento dos objetivos que estão os riscos. Entra aí a importância da INSTITUIÇÃO, ente vivo, produto das necessidades e pressões sociais, valorizada pelos seus membros e pelo ambiente, pelo que é, pelo que pode fazer e pelo que faz. É, então, portadora de identidade própria, preocupada não somente com o lucro ou o benefício privado, mas com a sobrevivência e a perenidade, sendo gerida por um claro sentido de missão e responsabilidade social. A instituição define padrões de comportamento, práticas ou processos que se mantêm estáveis, válidos e relativamente constantes em um determinado grupo social.
-
CERTO - para detalhes, leia "A Era das Instituições como Agentes do Desenvolvimento", de Humberto Dalsasso, de 04 de Outubro de 2006.
http://www.cofecon.org.br/index.php?Itemid=104&id=356&option=com_content&task=view
-
ALTERNATIVA CERTA
Para alguns estudiosos, organização é um simples instrumento técnico-racional, utilizado para direcionar a energia humana na busca de objetivos específicos, cuja sobrevivência depende exclusivamente da sua capacidade de atingir os resultados e se adaptar às mudanças ambientais.
A instituição, por sua vez, é um sistema vivo, produto de necessidades e pressões sociais, valorizada pelos seus membros e pelo ambiente, portadora de identidade própria, preocupada não apenas com lucros ou resultados, mas com a sua sobrevivência e perenidade e guiada por um claro sentido de missão. As pessoas constroem suas vidas em torno das instituições se identificam com elas e se tornam dependentes delas.
Uma organização possui três características básicas:
1) ter a função de produzir bens, prestar serviços à sociedade e atender necessidades de seus próprios participantes;
2) possuir uma estrutura formada por pessoas que se relacionam colaborando e dividindo o trabalho para transformar insumos em bens e serviços;
3) ser perene no tempo.
Uma instituição, por outro lado, seria aquela que possui:
1) uma função, que é de atender a certa necessidade básica da sociedade;
2) uma estrutura, formada por pessoas que possuem um conjunto de crenças, valores, ideias e comportamentos comuns.
Podemos entender instituições como sistemas organizados de relações sociais que incorporam certos valores e procedimentos comuns e atendem a certas necessidades básicas da sociedade. As instituições se desenvolvem gradualmente na vida social de um povo.
-
Pessoal,
sem referências bibliográficas, pois não sei um autor específico que discute essa distinção. Mas à luz de algumas leituras já realizada sobre instituições e organizações, percebo uma possível distinção. Instituições possuem um escopo mais amplo que as organizações, na medida em que possuem a finalidade de orientar a conduta e as ações de agentes pertencentes às mais variadas esferas da vida social. São exemplo de instituições o Estado, a Igreja, o Judiciário, etc. Em essência, as institituições, dentro da teoria institucionalista, são uma forma de estabelecer regras para o jogo das relações sociais. Já as organizações possuem um escopo menor que as instituições, uma vez que o seu campo de modelação de condutas não abarca toda coletividade. Nesse sentido, imaginemos que a polícia é uma instituição e um batalhão especializado seria uma organização. Ou que o mercado seria uma instituição e uma empresa uma organização. Assim, as instituições dizem respeito a organização social em um sentido mais amplo e organizações às estruturas menores. Em uma métafora: as instituições são o tecido e as organizações as células.
-
Significado de Instituição: s.f. Ação de instituir, de estabelecer: instituição de uma ordem religiosa. / As coisas instituídas. / Conjunto de regras e normas estabelecidas para a satisfação de interesses coletivos: o Estado, o Congresso, uma fundação, a tutela, a prescrição, a falência são instituições. / Casa de educação e instrução: uma instituição de meninas. // Dir. Instituição de herdeiro, designação de um herdeiro por testamento ou, às vezes, por contrato de casamento. / &151; S.f.pl. Leis fundamentais de um país: respeitem-se as instituições.
Significado de Organização: s.f. Ação ou efeito do organizar, de pôr a funcionar. / Estado do que se acha organizado. / Modo pelo qual as partes que compõem um ser vivo estão dispostas para cumprir certas funções. / Preparação. / Forma pela qual um Estado, uma administração, um serviço estão constituídos. / Denominação de certas instituições.
-
Exemplo:
IGREJA, FAMÍLIA, CASAMENTO... são INSTITUIÇÕES;
O TEMPLO DA IGREJA, SECRETARIA DE ATENDIMENTO ÁS FAMILIAS BRASILEIRAS... são ORGANIZAÇÕES;
-
para guardar vamos dizer a
INSTITUIÇAO -> é Presidente Dilma
ORGANIZAÇAO-> é governador de estado
quem representa o brasil internacional ? a DIlma
gab certo
-
Eu entendi diferente!
Organização pode ser entendida como função administrativa também (planejamento, organização, controle, etc...), além de entidade social.
Daí, ter marcado Errado. Por entender que o significado de organização, assim, seria mais amplo!
Enquanto que o conceito de instituição, portanto, teria abrangência menor.
-
A INSTITUIÇÃO DE ENSINO INFANTIL DE UM DETERMINADO MUNICÍPIO CONTEMPLA VÁRIAS ORGANIZAÇÕES, OU SEJA, CONTEMPLA VÁRIAS ESCOLAS.
GABARITO CERTO
-
Podemos entender que uma instituição abarca ou congrega todos os envolvidos no sistema produtivo: os externos e os internos à organização.
-
AS INSTITUIÇÕES É DO TITE
instituição
abrangente