SóProvas


ID
60259
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca de instituição, organização e empresa, julgue os itens
subseqüentes.

Na fase artesanal da história da empresa, ocorreu a substituição do ferro pelo aço.

Alternativas
Comentários
  • Que diabos de pergunta absurda é essa??Alguém poderia me situar?
  • o ferro é subsatituído pelo aço na fase de desenvolvimento industrial.
  • num intendi o q ele falô

  • RESPOSTA: ERRADA

    Fase artesanal

    Desde a antiguidade, até 1780, o regime de produção esteve limitado a artesãos e a mão-de-obra intensiva e não qualificada, principalmente mais direccionada para a agricultura.

    O sistema de comércio era de troca por troca (trocas locais).


    Fase de desenvolvimento industrial

    Os dois expoentes marcantes desta fase, são o aço e a electricidade.

    O ferro é substituído pelo aço, como fonte básica da indústria, e o vapor é transferido pela electricidade e derivados de petróleo.

  • ERRADO - a substituição do ferro pelo aço ocorreu na fase do desenvolvimento industrial. Segue abaixo trecho da história da instituição empresa:

    "Sempre existiram formas de trabalhos organizadas e dirigido. Contudo as empresas desenvolveram-se de forma lenta até a revolução industrial. Muitos investigadores dividem a história da empresa em 6 fases.
    Fase artesanal - Desde a antiguidade, até 1780, o regime de produção esteve limitado a artesãos e a mão-de-obra intensiva e não qualificada, principalmente mais direccionada para a agricultura. O sistema de comércio era de troca por troca (trocas locais).
    Fase da industrialização - Com a revolução industrial, as empresas sofreram um processo de industrialização ligado às máquinas. O uso do carvão, nova fonte de energia, veio a permitir um enorme desenvolvimento nos países. A empresa assume um papel relevante no desenvolvimento da sociedades, introduzindo novas máquinas consoante o material que se queria produzir, como a máquina de fiar, tear, maquina a vapor, locomotivas, etc.
    Fase de desenvolvimento industrial - Os dois expoentes marcantes desta fase, são o aço e a eletricidade. O ferro é substituído pelo aço, como fonte básica da indústria, e o vapor é transferido pela electricidade e derivados de petróleo. O desenvolvimento do motor de explosão e do motor eléctrico, estabelecem uma relação entre a ciência e o avanço tecnológico das empresas. Isto fez com que se desse o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, o que permitiu encurtar as distancias entre diferentes áreas, o que permite o desenvolvimento rápido do intercambio comercial."

    Fontehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Empresa#Fase_artesanal

  • tem errado.  (TecConcursos - Professor Adriel Sá)

     

    Na fase (DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL) da história da empresa, ocorreu a substituição do ferro pelo aço. A história das empresas pode ser dividida em 6 fases:

     

    1. FASE ARTESANAL - é a fase que vai desde a antiguidade até aproximadamente 1780, quando se inicia a Revolução Industrial. O regime de produção é fundamentado no artesanato rudimentar nas pequenas oficinas e na mão-de-obra intensiva e não-qualificada na agricultura. O sistema de comércio baseia-se em trocas;

     

    2. FASE DE TRANSIÇÃO DO ARTESANATO À INDUSTRIALIZAÇÃO - corresponde à primeira Revolução Industrial, entre 1780 e 1860. É a nascente fase da industrialização, da mecanização das oficinas e da agricultura. Os dois grandes expoentes são o “carvão (a nova fonte básica de energia)” e o “ferro (o material básico)”. Ocorreu nesta fase uma crescente mecanização das oficinas (máquinas de fiar, tear hidráulico e mecânico), a navegação à vapor e a locomotiva (transportes).

     

    3. FASE DO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL - corresponde à segunda Revolução Industrial, entre 1860 e 1914. Os dois grandes expoentes são o aço e a eletricidade (DÁ-SE A SUBSTITUIÇÃO DO FERRO PELO AÇO)  . Surgem nesta fase então o motor a explosão, o motor elétrico. Nos transportes, mudanças significativas com o automóvel e o avião.

     

    4. FASE DO GIGANTISMO INDUSTRIAL - é a fase situada entre as duas grandes guerras mundiais (entre 1914 e 1945) nas quais se utilizam organização e tecnologia avançada para fins bélicos. É a fase em que as empresas atingem proporções enormes, atuando em operações de âmbito internacional e multinacional.  petroquímicos. Intensificam: a navegação de grande porte, estradas de ferro e rodovias, aprimoramento do automóvel e do avião, as comunicações se tornam mais rápidas, o rádio e a televisão.

     

    5. FASE MODERNA - é a fase mais recente, que vai de 1945 (pós-guerra) a 1980, marcando uma nítida separação entre os países desenvolvidos (ou industrializados), os subdesenvolvidos (ou não-industrializados) e os países em desenvolvimento. Novas fontes de energia: a energia nuclear, a energia solar. Novas tecnologias: o circuito integrado, o transistor, o computador. Porém, a escassez de recursos, a inflação, os juros e os custos em contínua ascensão ajudam a complicar o ambiente, transformando-se num mundo cada vez menor, sem fronteiras, complexo e mutável, ocasionando a incerteza e a imprevisibilidade do que irá acontecer.

     

    6. FASE DA GLOBALIZAÇÃO - é a fase após 1980, carregada de desafios, dificuldades e toda sorte de adversidades para as empresas. É a fase em que o ambiente externo se caracteriza por uma complexidade e mutabilidade que as empresas não conseguem decifrar e interpretar adequadamente.Dá-se então a Terceira Revolução Industrial: a era do computador e da informática, substituindo agora não mais o músculo humano pela máquina, mas o cérebro humano pela máquina eletrônica.