SóProvas


ID
60382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca do controle ambiental acústico nas edificações, julgue os
próximos itens.

Sabe-se que uma parede comum de uma fachada de tijolo não isola mais que 45 dB. Assim, para garantir qualidade acústica no ambiente interno ao edifício, o projeto de arquitetura deve considerar o grau de ruído externo para especificar os materiais a serem empregados nas fachadas e, nos casos em que a fachada estiver em ambiente onde o nível de ruído seja superior a 65 dB, é necessário tratamento especial.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Fontes: NBR 10152 e NBR 10151
  • Não é especificado o valor exato do ruido externo.
    Não é especificado qual é o ambiente a que se destina o projeto.
    O isolamento acustico das paredes nao foi informado, podendo ser qualquer valor entre 0 dB e 45 dB.

    Suponhamos que o ruido externo é de 70dB e que a parede simples, sem tratamento especial barre o total possível de 45dB.
    Neste contexto teremos 25dB internamente, o que atenderia até mesmo um quarto segundo os critérios da NBR 10152. Obviamente que ainda deveríamos considerar o ruido interno gerado pelo ambiente e conferir se permaneceria dentro da faixa especificada em norma, mas aí já são outros quinhentos.
    Mesmo que a parede barrase míseros 10 dB, ainda assim o nível de ruido (60dB) estaria compatível com o exigido para uma sala de computadores (45 a 65 dB). Portanto os dados do enunciado são inconclusivos.

    Caso alguém souber explicar porque está certa com toda certeza eu agradeço.

  • É coerente o que você diz, mas acho que a questão não queria saber sobre os mínimos da norma, e sim sobre isolamento acústico de uma maneira mais geral mesmo. Acho que a linha de raciocínio da questão foi "uma parede simples isola 45dB, para isolar mais que isso, como 65dB, precisaria de tratamento especial"

    Bem, foi dessa forma que eu interpretei.