SóProvas


ID
605197
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

             Paciente  com  29  anos  de  idade, sexo  feminino, vem ao
consultório odontológico para uma avaliação radiográfica prévia à
extração dos dentes 17 e 18.
  

A técnica da bissetriz apresenta algumas vantagens em relação à técnica do paralelismo, como

Alternativas
Comentários
  • Mais uma fora de lugar... Torço para quem fez estas classificações não seja tão desatento na hora da prova como foi aqui :<>
  • Assim fica dificil

  • Meu Deus, que maluquice! A resposta é justamente o contrário! Vejamos:
     
    "No Brasil, a divulgação da técnica radiográfica do paralelismo foi devido a Pádua Lima em 1953, que realizou interessante trabalho de pesquisa. Esta técnica proporciona a obtenção de uma imagem radiográfica com menor grau de deformação, uma vez que o feixe central de raios X incide perpendicular ao dente e ao filme.
     
    Já a técnica da bissetriz, desenvolvida por Cieszynski (1907), também conhecida como a técnica da “isometria”, deve-se orientar o feixe de raios X  perpendicularmente ao plano bissetor, formado pelo plano do dente e do filme, para que o resultado radiográfico apresente as mesmas proporções do objeto examinado. Todavia, para que seja viável a obtenção de imagens com qualidade de diagnóstico, utilizando-se esta técnica, devemos considerar as variações anatômicas que ocorrem em cada região da boca e de paciente para paciente" (Freitas, Varoli, Torres, 2000).

  • Realmente, segundo o autor Jurandyr Panella a técnica do paralelismo é que apresenta uma imagem do dente com seu comprimento mais próximo do real. Então o ítem D estaria errado.

  • Concordo! Deveria ser anulada.

  • Essa FCC gosta de uma polêmica, não é possível... tá muito errado isso aí.