SóProvas


ID
605215
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Na execução de um preparo cavitário Classe I para uma restauração de amálgama no dente 27, em um paciente de 24 anos, sexo masculino, deve-se considerar a
I. necessidade de prover ângulos internos da cavidade arredondados, uma vez que ângulos vivos atuam como pontos de concentração de tensões e podem levar à fratura do remanescente dental.

II. natureza orgânica da dentina, na qual a lesão de cárie progride mais lentamente que no esmalte, requerendo acesso adequado ao tecido cariado, às custas de esmalte sadio.

III. consistência da dentina como um importante critério para guiar a remoção de tecido cariado, que deve ser integralmente removido.

IV. remoção ou reforço com materiais adesivos de todo esmalte socavado pela remoção de tecido cariado.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • acredito q a afirmativa III também esteja correta, por favor analizar a questão. obrigada
  • Concordo que a III também está certo, porque em nenhum momento ele se refere ao tipo de dentina encontrada(esclerosada), assim ela estaria certa também.
  • Acredito que eles levaram em consideração o preparo cavitário conservador. Nesse preparo é removido o tecido dentinário infectado e amolecido, e mantida a dentina parcialmente desmineralizada, que é removido em "lascas", que é passível de remineralização.
  • Concordo com o(a) colega acima.
  • Se a dentina que está abaixo do esmalte (sem lesão cariosa ou com lesão cariosa em menos da metade de sua espessura) está desmineralizada, o esmalte deixa transparecer a cor escura dessa dentina. Este é o esmalte socavado, que tende a se fraturar com o uso.  
  • É só revisar o princípio de dentina infectada (que deve ser removida) e contaminada. A primeira está infectada por streptococus e a segunda esta atingida pelos acídos liberados, porém não infectada, assim é passível de remineralização e não necessita ser removida por brocas em baixa rotação..
  • Eu também acho que a III está correta! Pois o tecido cariado(amolecido) deve sim ser integralmante remvido, deixando é claro a dentina passivel de ser remineralizada( em lascas)!

  • a III nao está correta, exatamente pelo q vcs estão dizendo. Nela diz q a carie deve ser INTEGRALMENTE removida. o q nao é verdade.

     

  • I -  fratura do REMANESCENTE DENTÁRIO ou DO AMÁLGAMA?????

  • é certo restauração com resina abaixo do esmalte socavado e depois fazer restauração de amálgama? é isso ou to interpretando muito errado?