SóProvas


ID
605224
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

             Paciente  com  22  anos  de  idade,  sexo  feminino, apresenta  como
queixa o hálito fétido e dor intensa na região gengival dos dentes anteriores
do arco inferior. A paciente relata estar vivenciando momentos de estresse,
devido  a conflitos familiares. O exame clínico mostra ulceração das papilas
interdentais e margens gengivais, com  aspecto característico de crateras e
presença de eritema.
 

O uso de antimicrobianos por via sistêmica

Alternativas
Comentários
  • Favor corrigir a classificação! Não é questão de INFORMÁTICA...

    : |
  • O tratamento da GUNA pode ser dividido em duas etapas: o tratamento da fase aguda e o tratamento de manutenção.
    O objetivo do tratamento da fase aguda é eliminar a atividade de doença manifestada pelo desenvolvimento de necrose tecidual. O desbridamento mecânico, quando feito com cuidado e suavidade é o meio mais certo de aliviar a dor. Anestesia tópica é aplicada e, depois de 2 a 3 minutos, as áreas são delicadamente limpas para remover a pseudomembrana e os resíduos superficiais não-aderidos.
    Raspagem subgengival e curetagem são contra-indicadas nesse momento. Os pacientes devem ser instruídos a fazer bochechos duas vezes ao dia com clorexedine a 0,12%. Bochechos com produtos oxigenados diluídos a cada 1 ou 2 horas também são eficazes. Deve-se evitar tabaco e álcool, assim como exercícios físicos ou prolongadas exposições ao sol.
    A escovação deve ser delicada para remoção dos resíduos superficiais com um dentifrício suave. Se necessário para aliviar a dor, podem ser prescritos analgésicos.
    Na segunda visita, 1 ou 2 dias depois, as condições do paciente estão geralmente melhores, e a dor deverá estar diminuída ou ausente e a raspagem pode ser realizada, se a sensibilidade permitir. Na visita seguinte, 1 ou 2 dias após a segunda, o paciente estará praticamente livre dos sintomas.
    A raspagem e o alisamento radicular são repetidos. É dada a orientação sobre os procedimentos de controle da placa, mantendo-se os bochechos com clorexedine por 2 ou 3 semanas.
    Nas visitas subseqüentes, as superfícies dentárias nas áreas envolvidas são raspadas e polidas, e o controle da placa realizado pelo paciente é verificado e corrigido se necessário. Consultas deverão ser marcadas para o tratamento da gengivite crônica, bolsas periodontais e capuz pericoronário, eliminando todas as formas de irritação local.
    Deve-se também verificar a presença de alterações sistêmicas que modifiquem o curso da doença e do tratamento da GUNA. Antibióticos são administrados em pacientes com complicações sistêmicas ou adenopatias locais.