SóProvas


ID
606220
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) é essencialmente uma coleção de serviços que se comunicam entre si. Dessa forma, é preciso que existam mecanismos para conectar tais serviços. Nesse contexto, o middleware responsável por fornecer a infraestrutura para a comunicação entre esses serviços é o

Alternativas
Comentários
  • CORBA é a arquitetura padrão criada pelo Object Management Group para estabelecer e simplificar a troca de dados entre sistemas distribuídos heterogêneos. Em face da diversidade de hardware e software que encontramos atualmente, a CORBA atua de modo que os objetos (componentes dos softwares) possam se comunicar de forma transparente ao usuário, mesmo que para isso seja necessário interoperar com outro software, em outro sistema operacional e em outra ferramenta de desenvolvimento. 

    Em ciência da computação, RPC é uma forma de comunicação entre processos que permite aos programas executarem subrotinas ou procedimentos em outro computador sem que o programador codifique explicitamente os detalhes para
    a interação remota.

    O RMI (Remote Method Invocation) é uma interface de programação que permite a execução de chamadas remotas no estilo RPC em aplicações desenvolvidas em Java.

    DCOM é uma tecnologia proprietária da Microsoft para criação de componentes de software distribuídos em computadores interligados em rede. O DCOM é uma extensão do COM (também da Microsoft) para a comunicação entre objetos em
    sistemas distribuídos. A tecnologia foi substituída, na plataforma de desenvolvimento .NET, pela API .NET Remoting e empacotada no WCF.É RPC para Windows. 

    SOA é uma forma de se projetar uma arquitetura baseada na composição de serviços interoperáveis e reutilizáveis. O foco em SOA é a construção e disponibilização de serviços de negócio, evitar replicação de dados, reuso e facilidade de manutenção de sistemas, integração entre os sistemas, visão e controle do processo de negócio, agilidade nas mudanças.

    ESB não é middleware, é uma abstração da interconexão de sistemas que usam tecnologias diferentes. A maneira mais comum de se implementar um ESB hoje é através de Web Services, mas isso não é regra, existem outras formas de se realizar a mesma atividade. ESB devem ser baseados em padrões flexíveis, suportando vários meios de transporte. O barramento provê uma camada de abstração acima de um sistema de mensageria que permite a integração entre os aplicativos.

    SOAP é o padrão RPC para web service.