SóProvas


ID
607102
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os Sistemas de Informação, já há algum tempo, se beneficiam de ferramentas de troca eletrônica de documentos, utilizando um padrão de comunicação chamado Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI – Electronic Data Interchange).

Nesse contexto, um cenário que NÃO integra essa abordagem é que

Alternativas
Comentários
  • Como funciona o EDI? O EDI atua por meio de uma estruturação de arquivos. Basicamente, ele cria layouts ou padrões para a arquitetura dos dados. Então, os arquivos são enviados para a empresa de interesse, que faz o upload em seu sistema. Um dado sistema adota um formato (ou padrão) de mensagem estruturada para importar e exportar dados. Cada documento, como a NF-e (nota fiscal eletrônica) e o CT-e (conhecimento de transporte eletrônico), por exemplo, tem seu arquivo EDI próprio, que são o NOTFIS e o CONEMB, respectivamente. Então, cada documento (NF-e, CT-e, contas a pagar, contas a receber, ocorrências na entrega) apresenta sua própria forma de se comunicar entre um sistema e outro, por meio de arquivos estruturados. Quando a mensagem é recebida, um Programa Tradutor converte seu formato para outro de mensagem entendida pelo sistema receptor.
  • Para que serve o EDI? Como dito, a principal função do EDI é permitir que as informações sejam transmitidas de um ponto ao outro. Inicialmente, a incompatibilidade de dados seria um problema e exigiria uma atuação manual. Mas, com a sua estruturação, é possível garantir que os dados façam um intercâmbio sem dificuldades. Também é um jeito de abrir e manter a comunicação entre diversos elos da cadeia logística. Assim, não é preciso recorrer a soluções complexas, já que tudo pode ser transmitido por meio de arquivos de texto simples. Ele serve, portanto, para garantir a adaptação a um cenário progressivamente tecnológico. As escolhas de softwares, plataformas e sistemas deixam de ser um empecilho para que os diversos elos da cadeia se comuniquem de maneira adequada.
  • EDI — Electronic Data Interchange O EDI — Intercâmbio Eletrônico de Dados, em português — pode ser definido como uma tecnologia que possui o objetivo de padronizar e otimizar a comunicação entre sistemas de informação variados, independentemente de quem os desenvolveu.