-
Validação de software ou, mais genericamente, verificação e validação (V&V), tem a intenção de mostrar que um software se adequa a suas especificações ao mesmo tempo que satisfaz as especificações do cliente do sistema. Teste de programa, em que o sistema é executado com dados de testes simulados, é a principal técnica de validação. A validação também pode envolver processos de verificação, como inspeções e revisões, em cada estágio do processo de software, desde a definição dos requisitos de usuários até o desenvolvimento do programa. Devido à predominância dos testes, a maior parte dos custos de validação incorre durante e após a implementação.
Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2.
-
Olá pessoal bom dia.
VALIDAÇÃO - ESTAMOS CONSTRUÍNDO O PRODUTO CERTO?
TÉCNICAS DE VALIDAÇÃO:
REVISÕES DE REQUISITOS;
PROTOTIPAÇÃO;
GERAÇÃO DE CASOS DE TESTE
Por exemplo: a área de negócio solicitou um sistema de gestão de reuniões, portanto a técnica de validação visa checar se é o sistema de gestão de reuniões que está sendo desenvolvido.
VERIFICAÇÃO - ESTAMOS CONSTRUINDO O PRODUTO DE MANEIRA CERTA.
Visa checar se o sistema de gestão de reuniões está isento de erros - maneira certa
Esses conceitos são bem cobrados em diversas provas.
Fonte: sommerville
Go ahead!!!
-
Estes termos são frequentemente confundidos, por isso vamos ver agora a diferença entre cada um destes processos:
1. Verificação: Fizemos o software corretamente?
Esta atividade se resume em responder a esta pergunta. A verificação tem o objetivo de avaliar se o que foi planejado realmente foi realizado. Ou seja, se os requisitos e funcionalidades documentados foram implementados, além disso a verificação também pode ser realizada para especificação de sistemas, para avaliar se os requisitos estão sendo documentados como deveriam e ainda prever falhas ou inconsistências entre requisitos.
2. Validação: Fizemos o software correto?
A validação tem o objetivo de avaliar se o que foi entregue atende as expectativas do cliente. Ou seja, se os requisitos, independente do que foi planejado, estão sendo implementados para atender a regra de negócio do cliente, se o sistema é realmente aquilo que o cliente quer e está pagando para ter. A validação final do sistema é realizada pelo próprio cliente ou usuário.
-
O objetivo da Validação e da Verificação é assegurar que o SW seja adequado e se atende às necessidades, ou seja, a confirmação de que este cumpra suas especificações.
A Verificação é uma atividade, a qual envolve a análise de um sistema para certificar se este atende aos requisitos funcionais e não funcionais. Já a Validação, é a certificação de que o sistema atende as necessidades e expectativas do cliente. O processo de Validação e Verificação, não são processos separados e independentes
https://www.devmedia.com.br/a-importancia-da-validacao-e-da-verificacao/24559